Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Gasto médio do Dia dos Namorados aumentou no comércio de Chapecó

O crescimento de 24%, em relação ao ano passado, foi registrado no gasto médio realizado pelos consumidores chapecoenses com os presentes do Dia dos Namorados, que foi de R$ 178,00. Isso é o que mostra pesquisa aplicada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e análise da Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
Os dados levantados confirmam que o ticket médio das vendas relativas ao Dias dos Namorados ficou próximo ao estimado pela pesquisa de intenção de compras. Um dos motivos é que essa data comemorativa, tradicionalmente, é avaliada pelos comerciantes como a terceira melhor em vendas, superada pelo Natal e pelo Dia das Mães.
Apesar da grande expectativa quanto ao setor de vestuário, a pesquisa apontou destaque para os segmentos de bares, restaurantes e floriculturas, indica o Sicom. Conforme a economista da Divisão de Pesquisa e Estatística, Andrezza Piekas, “o levantamento mostrou que esses segmentos, inclusive, indicaram ter realizado a contratação de colaboradores para suprir as demandas da data alusiva aos namorados”.

Modalidades de pagamento

De acordo com informações obtidas dos comerciantes entrevistados, a forma de pagamento mais indicada foi o parcelamento através do cartão de crédito, que foi seguida pelo parcelamento via crediário na preferência dos consumidores. “Esse é outro dado que vem sofrendo grande interferência, pois durante muitos meses a forma preponderante de pagamento escolhida pelo consumidor chapecoense era à vista”, argumenta a economista do Sicom.
A análise dos números mostra que o consumidor vem se endividando, conforme já apontava a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que também faz parte do portfólio de informações coletadas em Chapecó e analisadas pelo setor de pesquisa e estatística do Sicom. Essa pesquisa indicou, por exemplo, que o percentual de famílias com algum tipo de contas a prazo em Chapecó foi de 22% em abril e de 56,6% no mês de maio.


Postado por Matheus,
Horário: 14:30,
Data: 15/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Nenhum comentário: