Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sebrae/SC apresenta soluções durante o Campo Demonstrativo Alfa

Reconhecido como um dos grandes incentivadores do empreendedorismo rural, o Sebrae/SC participou, nesta semana, da 17ª edição do Campo Demonstrativo Alfa (CDA). Durante os quatro dias de evento, cinco consultores da entidade apresentaram e orientaram produtores associados à Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa) sobre as soluções oferecidas pelo Sebrae: Programa D’Olho na Qualidade, Qualidade Total Rural e Negócio Certo Rural.
“Ao considerarmos o interesse do público pela busca de informações sobre ações que estimulam o desenvolvimento de suas propriedades, nossa participação no CDA foi altamente significativa”, avalia o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
Implantados em 1997 no oeste catarinense, os programas D’Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural (QT Rural) oportunizam o desenvolvimento dos empreendimentos no campo. “Os resultados mostram que as propriedades têm se tornado mais competitivas e, através do desenvolvimento do Programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, nossa região é hoje um dos maiores exemplos do país quando o assunto é qualidade rural”, ressalta Parmeggiani.
No ano passado, os programas passaram por reestruturação para a adequação de acordo com os critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O Negócio Certo Rural foi criado em 2008, na região oeste, inspirado no programa destinado ao setor urbano. Adaptado à realidade cultural e econômica do campo, implementado experimentalmente através de cinco turmas-piloto em 2008 e 2009, foi aperfeiçoado em 2010. Em seguida, foi nacionalizado, tendo como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A versão rural busca capacitar pequenos produtores a dinamizarem, inovarem e revitalizarem suas propriedades, aumentando a competitividade e a renda.
O Negócio Certo Rural encerrou o ano de 2011 com a capacitação de aproximadamente 1.900 pessoas em 90 turmas de todas as regiões do Estado. A meta no Brasil até 2013 é investir o montante de 20 milhões de reais para formar 1.000 turmas, com 30 mil alunos em todos os Estados da federação.
Parmeggiani salienta que no oeste catarinense foram formadas, em 2011, 24 turmas. “O programa vem apresentando resultados significativos. Percebemos, através de depoimentos dos produtores rurais participantes, que eles assimilaram a importância da gestão e de práticas inovadoras para o desenvolvimento de suas propriedades”.
O CDA contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e Sicoob/Maxicrédito. O tema deste ano foi "Cultivo a Vida! Você percebe?”. A intenção foi alertar o conjunto da sociedade para o relevante papel do setor agropecuário no desenvolvimento sustentável.
“A agricultura é a única atividade econômica que depende integralmente dos recursos naturais para gerar dividendos e, graças a esta peculiaridade, é geradora de vida no planeta", destacou o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.


Postado por Matheus,
Horário: 14:38,
Data: 10/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: