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terça-feira, 22 de maio de 2012

Sindipostos adere à campanha estadual do Cerest

“Abastecimento até o Automático” é a denominação da campanha que o Cerest - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - está promovendo em Santa Catarina. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Chapecó aderiu à iniciativa a ser executada em Chapecó nos dias 20 e 21 de julho. 
A campanha promove a educação popular e quer sensibilizar sobre a importância do abastecimento do veículo até o desarme automático da bomba e não até a “boca” do tanque. O presidente do Sindipostos João Carlos Stakonski disse que a campanha “é elogiável” e se constitui “em medida de segurança pública”. Equipe do Cerest Regional de Chapecó expôs o projeto aos empresários do setor, durante reunião do sindicato. 
Abastecer até o automático favorece a saúde do frentista que se expõe menos aos gases evaporados. Ao completar “até a boca” e para finalizar o abastecimento, o frentista necessariamente terá que ficar mais próximo do bico da bomba. Desta maneira o profissional inala mais os compostos químicos presentes nos combustíveis ficando exposto a problemas à saúde. 
O abastecimento até o recomendável também previne o mau funcionamento do motor e evita danos à estrutura do veículo, desperdício de combustível e diminui a contaminação do meio ambiente. Técnicos do Cerest argumentam que os consumidores precisam abandonar a pratica de exigir que o frentista complete “até boca” por que isso extrapola a capacidade do tanque. Para eles os clientes devem ter consciência que esta “não é uma atitude recomendável”. 

Ações 

Nos dias da campanha em Chapecó, frentistas usarão jalecos personalizados sugerindo “completar o tanque só até o automático”. Panfletos e recipientes para recolhimento de lixo interno dos veículos serão distribuídos aos clientes. Stakonski antecipa que o sindicato utilizará outras peças para dar notoriedade à campanha, idealizada “para o bem do frentista, do meio ambiente e dos consumidores”. 

Como agir

Os carros fabricados no Brasil estão equipados com um recipiente chamado cânister, filtro de carvão que absorve os vapores do combustível. Quando o frentista adiciona mais do que a capacidade do tanque, o combustível se acumula nos dutos e encharca o cânister que deixa de cumprir sua função. O excesso de combustível atrapalha o gerenciamento eletrônico do motor e o cânister molhado libera pequenas partículas de carvão no combustível produzindo falhas no motor. Para agir corretamente todo motorista deve pedir ao frentista encher apenas até a bomba disparar o sistema automático.


Postado por Matheus,
Horário: 19:51,
Data: 22/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sindipostos.

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