Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Empreendedorismo rural jovem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) iniciaram na sexta-feira, dia 18, uma nova turma do Programa Empreendedor Rural (PER), reunindo 30 alunos filhos de produtores rurais cooperativados.
A aula inaugural foi realizada no auditório da cooperativa e contou com a presença do presidente Romeu Bet e do vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Américo do Nascimento.
O objetivo geral do PER é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e a preparação de líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.
De acordo com o representante do Sistema Faesc/Senar, o programa busca dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do meio rural. “A intenção é contribuir para a expansão de um modelo de educação voltado ao meio rural, para aumentar a renda líquida dos produtores rurais e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias no campo”, expôs Nascimento.
O programa é distribuído em cinco etapas: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações. Totaliza 17 módulos e 136 horas, com 30 vagas por turma, de forma a fornecer base aos participantes para a elaboração de projetos das suas propriedades, levando em conta as potencialidades e realidades próprias, que permitam a melhoria ou implantação de novos negócios.
Em Santa Catarina, o PER é realizado desde 2007. Nestes cinco anos já capacitou aproximadamente 2.700 pessoas. Em 2012, o oeste terá quatro turmas: Chapecó, Ipira, Itá e Seara.
À frente das atividades que envolvem a turma da Cooperalfa está o administrador Ervino Voigt. “Os alunos que passam pelo programa contribuem para modernizar a gestão das propriedades e se tornam empreendedores rurais”.
O presidente da Cooperalfa, Romeu Bet, assinalou a importância da participação dos jovens no programa, pois eles serão o futuro do agronegócio. “A produção agropecuária está nas mãos desses sucessores. Por isso, precisamos investir para que eles tenham motivação em permanecer no campo. O conhecimento é o primeiro passo”, complementou.
Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Os produtores interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322.


Postado por Matheus,
Horário: 22:58,
Data: 21/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: