Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ACIC recebe visita de empresários italianos

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu na última segunda-feira (9) a visita de empresários da província de Trento, na Itália. Estiveram presentes o representante da Associação Industrial de Trento Oscar Lenzi, o empresário Andrea Tonini e o engenheiro Anderson Sartori.
O encontro foi rico na troca de experiências econômicas, culturais e sociais e poderá resultar em investimentos para Chapecó, avaliou o presidente da ACIC Maurício Zolet. “Os empresários nos relataram as inovações que tornaram a região italiana com melhor qualidade de vida. Empreendimentos que podem servir de exemplos para o oeste catarinense”, assinalou.
O italiano Oscar Lenzi destacou que Trento é uma das regiões mais industrializadas da Itália, formando distritos industriais voltados para setores especializados. Além disso, as instituições de ensino oferecem cursos técnicos para atender a demanda de cada segmento.
Para fortalecer a industrialização dos empreendimentos da região, o Consórcio Trentino Export reúne 180 empresas exportadoras, muitas delas líderes mundiais, que atuam principalmente na implantação de tecnologias voltadas às áreas florestais, madeireira e de automação. “Nossas faculdades de engenharia recebem estudantes do mundo inteiro e são exemplos para as demais instituições de ensino”.
Um dos grandes diferenciais com relação ao Brasil é que todo o recurso arrecadado permanece na região. “Essa condição nos dá autonomia para investirmos onde é mais viável para o desenvolvimento regional”, enfatizou Lenzi.
O empresário Andrea Tonini dirige um dos maiores empreendimentos do setor de energias renováveis e diz que a Itália sempre investiu em tecnologia e, por isso, serve de exemplo para outros países. Acrescentou que vê este setor crescendo no Brasil, mas há muitas áreas a explorar. “A energia solar se for bem aproveitada, além de suprir a demanda de uma empresa, pode servir para aumentar a oferta do serviço, uma vez que as sobras são vendidas para a operadora e redistribuídas a outros consumidores. Ou seja, é uma aplicação que retorna com benefícios ao investidor”.
Segundo o dirigente da ACIC, é grande o interesse por parte das duas Associações em fechar parcerias para investimentos em projetos conjuntos. Zolet ressaltou que o próximo passo é retribuir a visita, que já está marcada para o mês de agosto, quando empresários chapecoenses viajam à Itália. “O que for bom para a nossa região receberá nossa atenção e o nosso apoio”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 20:30,
Data: 11/07/12.

Nenhum comentário: