Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Serviços socioassistenciais consolidados na região da AMOSC

Para discutir alternativas de prevenção às questões que envolvam as famílias em situação de vulnerabilidade social, mais de 60 profissionais entre gestores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, e trabalhadores da política de assistência social estiveram reunidos, nesta semana, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó.
As ações executadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram apresentadas durante a capacitação sobre “Tipificação dos serviços socioassistenciais: serviços de proteção social básica”. Os temas foram abordados pelo psicólogo Giolly Muriel Moreira, pela assistente social Janice Merigo e pela especialista em Gestão da Política de Assistência Social Karla Borges. O evento foi promovido pela AMOSC e pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).
Segundo a assessora em assistência social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, a partir de 2004 a política de assistência social passou a ter um novo enfoque com a instituição do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa capacitação subsidiou os profissionais para consolidar o sistema na região. Com a qualificação dos trabalhadores, a população terá melhor atendimento e qualidade no serviço”, comentou.
O SUAS organizou as ações em: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade e Proteção Social de Alta Complexidade. A primeira está voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, ou seja, atua na prevenção de circunstâncias que envolvam as famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas, projetos, serviços e benefícios. A Proteção Social Especial é destinada às famílias e pessoas que se encontram em situação de risco pessoal e social, por abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas e álcool, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, trabalho infantil, ou seja, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares e comunitários rompidos.
Na microrregião, todos os municípios implantaram CRAS, ao todo são 25 unidades, que servem como instrumento público para execução dos três serviços de Proteção Social Básica (PSB), que são: o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e atendimento no domicílio para idosos e pessoas com deficiência. A execução dos serviços é financiada com recursos do Governo Federal e Município. “Recentemente foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite a liberação de valores do Estado, por meio do Fundo de Assistência Social para construir duas estruturas de CRAS - uma em Águas Frias e outra em Formosa do Sul, na região da AMOSC. Em Santa Catarina, foram liberados investimentos para edificação de 39 unidades”, afirmou Erli.
Os trabalhadores da assistência social também debateram sobre o papel da família como foco das ações e dos serviços. “A família necessita de autonomia, para conduzir as decisões e não ficar dependente das ações pontuais dos poderes”, observou a assessora em assistência social da AMOSC.

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social possui modelo de gestão participativa e articula esforços e recursos dos três níveis de governo para execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que envolve diretamente as estruturas nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.          
O sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Foi criado a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) de 2005, com suas bases de implantação consolidadas pela Lei nº 12.435 de 2011.


Postado por Matheus,
Horário: 17:07,
Data: 30/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: