Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sem iniciativa privada não há desenvolvimento

Preparação profissional, vigilância da concorrência e constantes pesquisas de mercados são os três pilares que devem nortear as ações estratégicas do empreendedor. Com base nessa premissa o proprietário do Lang Palace Hotel e das Rádios Super Condá, Oeste Capital e Sonara, Alfredo Lang, relatou sua experiência empresarial na última quinta-feira (26), durante a terceira edição do programa “Trajetória profissional: aprendendo a empreender”, na cantina do Cesec. A iniciativa foi da Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem de Chapecó (CDL Jovem).
“Sem iniciativa privada não temos desenvolvimento” enfatizou o empresário ao explicar a importância do empreendedorismo. Lang defendeu que o primeiro passo do empreendedor é acreditar no potencial da ideia, depois criar vínculo com a atividade proposta e manter um pensamento estratégico. “Há um princípio bíblico que diz que cada pessoa tem um dom para desenvolver. Por isso, é necessário respeitar o estilo individual”, argumentou.
Depois de estruturada a empresa, a orientação foi de dimensionar os negócios delimitando os passos necessários, aonde se quer chegar e, após a coroação com êxito, saber para onde expandir. “A cautela é fundamental".
Para Lang, o sucesso profissional está firmado em dois fatores: profissionalização e aprofundamento. “A pessoa precisa estar preparada e dominar a área onde vai atuar. Para saber o caminho pode utilizar ferramentas como a pesquisa”, explicou.
Os levantamentos apontam as tendências e os nichos de mercados e por isso os empresários devem estar atentos para os ciclos que podem trazer surpresas, principalmente porque a economia é dinâmica e intensa. De acordo com o empresário, na atividade econômica a tradição não é recomendável. “Não segui os passos dos meus familiares. O que foi aplicável recebi de bom grado, mas a concorrência levou-me para outros rumos. Não sou contra a sucessão familiar, mas os laços afetivos não correspondem ao sucesso do empreendimento”, relatou.
Lang também ressaltou a responsabilidade da classe empresarial com a cidadania. A partir do momento em que o capital não é remunerado, não há recolhimento de impostos, não ocorrem o desenvolvimento e a prosperidade. “Os jovens lojistas têm muitos desafios. As circunstâncias mudarão e o que sustentará é a formação, planejamento e pesquisa”.
Ao falar em desafios, o empresário ressaltou o apoio da família para superá-los e citou os investimentos do hotel como exemplo. “A burocracia atrofia o progresso da economia. Se não tivéssemos planejamento esse projeto sucumbiria. Nossa família se privou de muitas coisas para vencer a demora da liberação dos recursos do financiamento”, explicou.
Na área da comunicação relatou a implantação da Rádio Super Condá em 1976 e da primeira emissora de televisão de Chapecó - a TV Cultura, que em 30 de novembro de 1982 foi vendida para o grupo RBS. Também falou das inúmeras tentativas, no período de dezembro de 1982 a abril de 1985, para conquistar a concessão da segunda emissora de televisão no município. Além disso, abordou a extraordinária contribuição do jornal semanal Correio do Sul, na década de 70. “Quando a Chapecoense ganhou o título foram publicados mais de 15 mil exemplares. Até hoje é a edição de maior tiragem do município. Era muito importante na época, tanto que as pessoas faziam filas nas bancas”, comentou.
Para finalizar, Lang enalteceu o trabalho da imprensa que contribui no desenvolvimento regional. “A classe empresarial deve reconhecer que se não tivéssemos um polo de comunicação demoraria mais para as reivindicações chegarem aos governantes”, destacou.
A diretora da CDL Jovem, Branca Rubas, disse que o testemunho do empresário contribuiu para mostrar aos jovens lojistas que os desafios auxiliam no amadurecimento dos negócios.


Postado por Matheus,
Horário: 16:41,
Data: 30/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: