Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 23 de março de 2012

EXPEN 2012 - Workshop aborda gerenciamento de resíduos nas empresas

O crescimento populacional gera ampliação do consumo e, consequentemente, a produção de resíduos. A destinação correta destes materiais preocupa os setores empresariais e industriais. Para abordar o assunto, o Senai Chapecó promove o workshop “tratamento de resíduos” na EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia que será realizada no período de 29 a 31 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
O gerenciamento de resíduos dentro das empresas de diversos segmentos será abordado pela doutora em Engenharia Ambiental, coordenadora e professora do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na Faculdade Senai de Blumenau, Maria Aparecida de Souza, na quinta-feira (29), às 17 horas, na sala 1. Após a palestra os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre o tema.
A palestrante tem doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, graduação em bacharel e licenciatura em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Leciona a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico nos cursos de pós-graduação do ICPG e no programa de pós-graduação em Gerenciamento de Águas e Efluentes da Faculdade Senai de Blumenau.
Maria tem experiência nas áreas de química e engenharia ambiental com ênfase em controle de poluição do ar, atuando principalmente nos temas de balanço de materiais, gestão de resíduos sólidos, poluição atmosférica e gestão ambiental e produção de biodiesel. Compõe a comissão de avaliação da área de tecnologia em Gestão Ambiental designada pelo INEP e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (BASIs).

GERENCIAMENTO

O Senai de Chapecó também será responsável pela coleta de lixo eletrônico e gerenciamento de resíduos, com o recolhimento do lixo separado pelos expositores e visitantes, durante os três dias de feira. Além disso, distribuiu uma cartilha on-line de sensibilização dos expositores, parceiros e fornecedores, com orientações sobre os resíduos e sua destinação correta.
“Também está previsto o recebimento de banners que serão doados à Casa do Artesão para reciclagem. Todo o trabalho relacionado à sustentabilidade será conduzido pelo Senai de Chapecó”, complementa o coordenador geral Francis Marcel Post.

COOPERAÇÃO

A EXPEN é uma iniciativa da ACIC através dos Núcleos das Empresas de Base Tecnológica, do Jovem Empreendedor e de Consultorias.


Postado por Matheus,
Horário: 00:37,
Data: 24/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: