Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Junior Achievement atenderá 3.800 estudantes neste ano em Chapecó

Com a missão de inspirar jovens a empreender, a Junior Achievement estabeleceu como meta para este ano o atendimento a 3.800 adolescentes de escolas, empresas e instituições de Chapecó. As projeções para 2012 foram apresentadas na última semana aos mantenedores locais na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pelo diretor executivo Evandro Carlos Badin.
Serão 144 turmas de nove escolas/entidades que receberão orientação de aproximadamente 50 profissionais voluntários, 80% deles ligados às empresas que mantêm o projeto no município e à ACIC, através das empresas associadas: Construtora Bigolin (Bigolin Distribuidora), Celeiro Supermercados, Frutas Real, Inviolável, MB Comunicação, Pasquali, Posmovil e Vetanco. Contribuem ainda o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Gerdau, Orcali, Pasteca, Grupo RBS, RIC, Sebrae, Senac e Senai.
“Para tornar esse planejamento realidade, precisamos envolver empresas e instituições, visando o comprometimento dos empresários e seus colaboradores para a atuação voluntária. É necessário inspirarmos um número cada vez maior de adolescentes e jovens a empreenderem suas vidas e carreiras e a se prepararem no presente para o futuro”, enfatizou Badin.
As ações, neste ano, estarão voltadas aos seguintes programas: Introdução ao mundo dos negócios; Economia pessoal; As vantagens de permanecer na escola; Atitude pelo planeta; Vamos falar de ética e Nosso planeta, nossa casa.
O vice-presidente da ACIC Flávio Pasquali assinala que o incentivo das empresas parceiras é o que torna o projeto viável no município. “Os alunos que têm acesso aos programas recebem alternativas de um futuro melhor. A orientação dos empresários e profissionais contribuirá para que os jovens sejam cidadãos conscientes e até empreendedores”.

AÇÕES

As atividades definidas para este ano em Chapecó terão a coordenação de Maria Estela Zuffo. Dentre as nove escolas definidas e as 144 turmas planejadas, o plano da ACIC contempla 39 turmas, somando 1.010 alunos e 225 horas/aula, desenvolvido na Escola de Educação Básica Zélia Scharf, Colégio Exponencial, Programa Viver e Programa Verde Vida.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) organizará outras cinco turmas na Escola de Educação Básica Zélia Scharf, atendendo 125 adolescentes através do programa Vamos falar de ética. A empresa Ultragaz envolverá 150 adolescentes nos programas Introdução ao mundo dos negócios; Economia pessoal e As vantagens de permanecer na escola.
As categorias de base da Chapecoense também serão atendidas pelas ações do Economia pessoal e As vantagens de permanecer na escola, com 900 vagas.

PROGRAMAS

As ações são voltadas ao ensino fundamental e médio. Do quinto ao nono ano, os adolescentes podem participar dos seguintes programas: Introdução ao mundo dos negócios traz noções sobre economia de mercado e as funções básicas de uma empresa, além de possibilitar o desenvolvimento de um plano de carreira; Economia pessoal estimula o jovem a descobrir seu potencial e a explorar opções de carreira, como conseguir um emprego e o valor da educação; As vantagens de permanecer na escola; Nosso planeta, nossa casa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente.
No ensino médio, os jovens acompanham o programa Atitude pelo planeta e Vamos falar de ética. O primeiro apresenta e desenvolve, através de atividades lúdicas e de ações relacionadas ao exercício da cidadania, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. O segundo leva aos jovens reflexões sobre uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para uma melhor compreensão de seu papel como cidadãos.

ENTIDADE

A Junior Achievement é uma associação empresarial, de caráter educativo e sem finalidade econômica. Criada em 1919, beneficia anualmente, de forma gratuita, 10,6 milhões de jovens em 118 países. Em Santa Catarina, neste ano, atenderá 40 mil jovens em 50 cidades. Serão 1.430 turmas contempladas por 13 programas e 10.080 horas/aula.


Postado por Matheus,
Horário: 23:58,
Data: 04/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: