Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

De pai para filho

Incentivar a permanência do jovem no campo é um dos principais compromissos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC). O assunto é o foco das discussões que permeiam a 14ª edição do Itaipu Rural Show, realizado em Pinhalzinho, com o apoio do Senar/SC, que traz como tema Sucessão familiar – compromisso de todos.
Em visita à exposição, o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, e o supervisor regional oeste do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, acompanhados do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Valdecir Reiter, destacaram as ações da entidade na defesa do homem do campo e na qualificação profissional das famílias rurais.
Barbieri enfatizou as dificuldades que os produtores/trabalhadores enfrentam, sejam elas pela desvalorização dos produtos e até mesmo pelas consequências dos efeitos climáticos enfrentados em todas as regiões do Estado. “É preciso ter muita força para permanecer no campo. Muitas vezes, quando os filhos percebem que há muito trabalho e pouco retorno deixam o campo em busca de um futuro melhor nas cidades”, alerta.
Uma das grandes preocupações das entidades é proporcionar oportunidades para o jovem se qualificar para assumir e melhorar a gestão da propriedade. Por isso, o Senar/SC oferece mensalmente cursos nas áreas de inclusão digital, gestão dos negócios e gestão ambiental, organização das propriedades, além de programas como o Empreendedor Rural que buscam transformar jovens em empreendedores, desenvolvendo competências inovadoras e preparando líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio brasileiro.
“A educação e profissionalização no campo é uma das principais maneiras de evitar o êxodo rural, especialmente dos jovens. Se eles têm acesso ao conhecimento e à informação para gerenciar a propriedade, é possível que permaneçam no campo e encontrem ali não somente trabalho, mas uma profissão, de empreendedores rurais, com qualidade de vida”, salienta o supervisor do Senar/SC.
Em 2012, a meta é investir forte em qualificação profissional das famílias rurais. “Mensalmente, o Senar/SC capacita em média 5.000 produtores em todas as regiões do Estado. Vamos continuar desenvolvendo ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, contribuindo para a qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania das famílias rurais”, salienta Barbosa.


Postado por Matheus,
Horário: 00:17,
Data: 28/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: