Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Palestra aborda prevenção e tratamento da AIDS


O dia Mundial de Luta contra a AIDS foi marcado por palestra e entrega de material informativo e preservativos, na última semana, na Unimed Chapecó. A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e contou com a participação de 77 colaboradores. A apresentação foi feita pela enfermeira do Hospital Dia, Edeltraud Hepp Alba, que reforçou a importância da prevenção, falou sobre preconceito, apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição, além de lembrar o histórico da doença e a evolução no tratamento. 
O Hospital Dia, inaugurado em 2003, trabalha para ampliar a conscientização, o acesso ao diagnóstico e ao tratamento ao HIV/DST e AIDS através de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Os exames e o acompanhamento são gratuitos.
Ao abordar o histórico da doença, Edeltraud lembrou que Chapecó registrou o primeiro caso de AIDS em agosto de 1984. Em 2010, segundo a enfermeira, foram registrados 29 novos casos no município e até o dia 30 de novembro deste ano, esse número subiu para 43, o que representa aumento de 32,5%.
Ao abordar a importância do tratamento, a enfermeira comentou que muitas pessoas procuram o local, realizam exames, mas por medo não voltam para buscar o resultado. Outras interrompem o tratamento por conta própria por considerarem que não precisam mais. A aids não tem cura, mas o tratamento correto evita o avanço da doença e proporciona uma boa qualidade de vida.
Edeltraud também falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Hospital Dia como o “Adolescente multiplicador” que trabalha a prevenção com os adolescentes nas escolas e o projeto destinado ao presídio feminino, entre outros.
Para finalizar, um alerta. “O HIV não discrimina ninguém. Portanto, a camisinha continua sendo a forma mais segura de evitar o contato com o vírus”, disse Edeltraud. 

NÚMEROS

Com apenas 14% da população total do país, o sul do Brasil concentra 23% dos casos de Aids. O número faz parte do Boletim Epidemiológico DST Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde no fim de novembro. Na estatística por Estado, o Rio Grande do Sul é o que mais registra casos de Aids: são 27,7 por 100 mil habitantes. O segundo do ranking é Roraima (26/100mil), seguido por Santa Catarina (23,5/100mil).

EXAME

O exame é gratuito, confidencial e pode ser feito nos Centros de Saúde de Chapecó. No local, profissionais podem esclarecer dúvidas a respeito da doença e, se o exame for positivo, é fundamental que o parceiro seja comunicado e orientado para fazer o teste.


Postado por Matheus,
Horário: 00:20,
Data: 07/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: