Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CDL Chapecó quer fiscalização intensa para coibir comércio ilegal

     A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) solicitou, nesta semana, providências à administração municipal para a atuação de vendedores ambulantes ilegais que ocupam as avenidas do Centro e de alguns bairros.
         O secretário de defesa do cidadão, Sérgio Wallner, participou de reunião na CDL onde o presidente da entidade, Gilberto João Badalotti, cobrou uma ação mais efetiva do poder público municipal para coibir o comércio ilegal no município. “Recebemos reclamações de empresários e também de consumidores sobre a crescente presença de vendedores ambulantes. Precisamos tomar uma atitude, pois os lojistas pagam impostos, manutenção das lojas e salários dos empregados, enquanto os ambulantes ilegais não têm essas despesas e prejudicam os estabelecimentos”.
         A preocupação está voltada principalmente por causa da segurança tanto na compra de produtos com procedência e nota fiscal quanto no número de pessoas circulando no comércio. O dirigente avalia que com o horário especial de Natal, as lojas expandiram o atendimento, o número de consumidores no Centro ampliou e, com isso, é necessário preservar a segurança. “Essa ação é de interesse da comunidade, pois preservando o comércio local, há estabilidade dos postos de trabalho e desenvolvimento de Chapecó. O valor gasto na compra de produtos dos ambulantes ilegais vai para fora do município”, complementa.
      De acordo com Wallner a quantidade de vendedores ambulantes está aumentando porque Chapecó chama atenção desses profissionais, principalmente pelo número populacional e porque é um polo e oferece atrativos diferenciados. “Para romper com essa circulação e com a comercialização de móveis, cofres, redes, cintas, CD’s e chinelos que são vendidos nas calçadas intensificaremos a fiscalização e apreenderemos os materiais de contrabando ou sem procedência”, explicou o secretário.
      A ação será executada pela Guarda Municipal, fiscais de ambulantes e Agentes Municipais de Trânsito. A patrulha móvel atuará diariamente no Centro, na região da Efapi e em alguns bairros, em horários estratégicos para garantir segurança dos consumidores.


ALIMENTAÇÃO


       Os servidores da Vigilância Sanitária percorrerão os bares do Centro e visitarão os vendedores ambulantes de produtos alimentícios regularizados, como por exemplo de cachorro-quente e churros. A intenção é repassar orientações e cuidados de higiene do local e da preparação adequada do alimento para evitar contaminações.
      Para os bares a ação será voltada para coibir o abuso da utilização de mesas e cadeiras nas calçadas, comprometendo a mobilidade. “A prioridade é do pedestre e esses estabelecimentos precisam respeitar isso”, complementou o secretário.


ESTACIONAMENTO


     Wallner justificou que outra reivindicação dos lojistas, o número de vagas de estacionamento da Zona Nobre, foi readequado. Atualmente são 3.800 lugares, sendo 400 para motocicletas. “No mês de novembro Chapecó atingiu a marca da quarta maior frota do estado com 120 mil veículos. A estimativa é de que circule diariamente 35 mil no Centro”, complementou Wallner.


Postado por Matheus,
Horário: 22:37,
Data: 06/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: