Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Empresários de TI visitam condomínios tecnológicos no RS

Para conhecer cases de sucesso ligados à implantação de Condomínios Tecnológicos, empresários do oeste catarinense visitaram a capital gaúcha na última semana. A viagem foi promovida pelo Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), com apoio do Núcleo de Base Tecnológica da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e do SEBRAE/SC.
O presidente do Deatec e diretor de Núcleos Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, expôs que a iniciativa visou conhecer polos referência em tecnologia, uma vez que as empresas do oeste barriga-verde buscam a implantação de um parque tecnológico em Chapecó. “Procuramos entender a realidade das empresas instaladas nestes condomínios, o modelo de gestão adotado e principalmente a interferência dos agentes que compõem a tríplice hélice (governo/empresas/universidades) na gestão do processo”.
Participaram da missão empresários do segmento de base tecnológica, representantes da Unoesc e da Unochapecó, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Chapecó, Deatec e ACIC.
Em Porto Alegre, visitaram o Parque e Condomínio Tecnológico da PUC (Tecnopuc) e a Feira Bits South América 2012. Em São Leopoldo, os empresários conheceram o Parque e Condomínio Tecnológico da Unisinos (Tecnosinos).
De acordo com Post, a feira é um dos maiores eventos voltados ao setor de TI da América Latina e muitos exemplos encontrados no evento podem ser aproveitados para as próximas edições da EXPEN. “A visitação oportunizou o contato com diversas soluções voltadas especificamente à área de TI, rodadas de negócio e congresso. A feira é um braço da CeBit, a maior de Tecnologia do mundo que acontece na Alemanha”, complementou.
Post assinala que a visita aos parques e condomínios tecnológicos deixou ainda mais clara a importância da implantação de um modelo semelhante em Chapecó. “Visualizamos o investimento do governo do Estado gaúcho nestes modelos e as inúmeras vantagens que uma empresa tem ao estar instalada dentro de um parque tecnológico. Por outro lado, o resultado em nível de inovação é fantástico, além de gerar muitos negócios entre as empresas e também novas ou start-ups ou spin-offs, que são pequenos e médios negócios em estágio inicial”.
Na avaliação dos empresários, a missão abriu horizontes em relação aos benefícios da participação das empresas no projeto de Condomínio Tecnológico, entre eles, maior integração do setor e principalmente organização através do associativismo.


Postado por Matheus,
Horário: 21:20,
Data: 24/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: