Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Coluna de Luiz Antônio Palaoro

Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012.


“Ter muitos amigos é não ter nenhum”
Aristóteles (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Platão – 384 AC – 322 AC – viveu 62 Anos)

P3 na HISTÓRIA
14 de Fevereiro

1893 - Os Estados Unidos da América anexam o Hawai, através de um tratado.
1943 - Forças soviéticas reconquistam Rostov aos alemães, no decorrer da II Guerra Mundial.
1945 - O Peru, Paraguai, Chile e Equador aderem as Nações Unidas.
1950 - A China e a URSS assinam, em Moscovo, um tratado, de 30 anos, de amizade, aliança e assistência mútua.
1958 - Forma-se a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia na Federação árabe, com o rei Faial como chefe de Estado.
1972 - Os Estados Unidos da América abrandam as restrições comerciais impostas à China.
1979 - Guerrilheiros iranianos atacam a embaixada norte-americana em Teerão.
1980 - O presidente português, Ramalho Eanes, condecora o escritor brasileiro Jorge Amado com as insígnias de grande oficial da ordem de Santiago de Espada.
1985 - Iniciam-se, em São Tome e Príncipe, os trabalhos da V Cimeira dos Chefes de Estado dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
1986 - A nova junta de governo do Haiti anuncia que a bandeira original do país, azul e vermelha, proibida pela família Duvalier há 22 anos, se tornará de novo o emblema oficial da nação.

Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090


Do por que VIGNATTI (PT) não será candidato a prefeito em 2012

Embora alguns enten­dam que o ex-deputado Cláudio Vignatti deva dispu­tar a eleição deste ano em Chapecó, por ser o melhor colocado em pesquisas de opinião pelo PT, por várias ra­zões seria temerária.
Como estão projeta­das as alianças do pre­feito Caramori (entre 14 e 16 partidos), com o PMDB de vice, numa multidão de candidatos a vereador e cabos elei­torais em favor da si­tuação, para qualquer candidato oposicionista a eleição seria apenas para ‘cumprir tabela’.
Por ser um político experiente, sabendo de suas chances, Vignatti não embarcaria numa aventura, esperaria por sua vez, quem sabe em 2016 ou 2020, contando aí, sim, com a possibili­dade de exaustão admi­nistrativa da situação, pelos vários mandatos de governos seguidos.
Estrategicamente, até lá poderá tentar formar seu arco de aliança com alguns dos partidos que hoje apóiam o prefei­to Caramori, para, em melhores condições, ter alguma chance. Some-se a isso a sua juven­tude, podendo esperar.
Em 2004, com apoio do hoje deputado Pedro Uczai, à época prefei­to municipal, portanto, com muito mais vanta­gens políticas e a má­quina administrativa na mão, perdeu a disputa para João Rodrigues.
Neste ano, afora as dificuldades ineren­tes à falta de aliados de peso, ainda terá sérios problemas de ordem fi­nanceira, porquanto o dinheiro ‘surge’ para as campanhas que tenham chance de vitória, sendo certo que ninguém apos­ta em cavalo perdedor.
Como está o gover­no municipal se saindo muito bem administrati­vamente, estando o PT e PC do B isolados na opo­sição, inegavelmente a fragilidade fica exposta.
Politicamente, as­sim, não seria bom perder outra agora. E mais, é falso usar o argumento de que Vig­natti, tendo sido o mais votado ao Senado em 2010 em Chapecó, teria maiores chances, pois, como ocorrido, havia possibilidade de dois vo­tos para os candidatos, pelo que os eleitores vo­taram duas vezes, sendo ele diretamente benefi­ciado por ser de Chape­có. Para fins estatísticos, então, fez o dobro de vo­tos, devendo ser dividido por dois para chegar-se ao número adequado.
Por outro lado, a falta de agilidade foi a res­ponsável pela ‘sinuca de bico’ atual, pois, após a disputa de 2010, os pensadores petistas, que deveriam ditar os rumos políticos, perderam tem­po em inúteis discussões internas (emblemáticos em todas as instâncias do PT, nada decidindo senão em intermináveis plenárias, reuniões ou fó­runs) e não se deram conta de que o PMDB seria a ‘bola da vez’ para tentar desequilibrar a eleição, já que o pleito municipal desde lá se desenhava plebiscitário e favorável à situação.
Isto é, os eleitores votariam, como vota­rão, a favor ou contra a atual administra­ção em 2012, não ten­do espaço para uma ‘terceira via’ eleitoral.
Portanto, pelo que so­bra, o PT terá como can­didato um dos dois de­putados atuais, Luciane Carminatti ou Pedro Uczai (com mais chan­ces para Luciane), pois a eles interessa, particu­larmente, a disputa em função da reeleição legis­lativa em 2014, manten­do-se na mídia e na ca­beça dos eleitores, tendo neste momento, ao que tudo indica, em alian­ça, Paulinho da Silva, do PC do B, como vice.
Para o partido, conse­quentemente, a intenção é fazer uma boa bancada de vereadores e manter a chama partidária acesa.
Ao ex-deputado neste ano interessa o comando do PT em Santa Catari­na, o que lhe fará bem, para aspirações futuras, em razão das divergên­cias públicas e notórias com a, indiscutivel­mente, pouco política ministra Ideli Salvatti.
Tenho convicção de que, no momento certo, mais adiante, Cláudio Vignatti, como estrategis­ta que é, montando suas alianças e tomando as rédeas eleitorais com an­tecedência, certamente será prefeito de Chapecó.
E eleição é momen­to, não nos enganemos.
É isso...!

Deputada estadual LUCIANE CARMINATTI (PT)

A deputada foi recebida pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), que deu a boa notícia: parte da SC-283, trecho que liga Chapecó a Águas de Chapecó será revitalizada a partir do mês de março. De acordo com o secretário, está em aberto o edital de licitação para contratação da empresa e até março as obras serão iniciadas. Estava mais que na hora do Estado enxergar o problema nessa estrada, tanto quanto deverá também ver o trecho Chapecó até Goio-En. A pressão é necessária. Parece que agora vai!

CONTORNO viário LESTE de Chapecó em cobrança

A deputada Luciane Car­minatti também cobrou de Cobalchini a construção do contorno viário leste de Cha­pecó. ‘Esta obra é importan­te, pois desviará o trânsito pesado do centro da cidade e do acesso Plínio Arlindo de Nês, e desenvolverá aquela região através da instalação de novas indústrias’, justi­fica Luciane. O secretário informou que está sendo realizada a readequação do projeto, já que foi elabora­do na década de 80. Muito bom, continue em cima, de­putada. Infelizmente, a bu­rocracia estatal é infernal.

PP no GOVERNO de COLOMBO (PSD)

Quem deve estar se remo­endo é o senador LHS do PMDB, inimigo figadal do PP de Amin, com a entrada dos progressistas no gover­no estadual. Ao que dizem, estrategicamente somente entrarão no secretariado após as eleições de outu­bro, mas desde já estão na base parlamentar. É, Luiz Henrique não pode mes­mo reclamar, pois Colombo em parte aprendeu com ele como fazer alianças ‘mais consistentes para a gover­nabilidade’. Está claro, en­tre os motivos, que o governador precisa de outros partidos para deixá-lo menos refém do senador joinvilen­se e seu escudeiro, de pou­ca firmeza política, Pinho Moreira. O jogo é assim!

E os ‘BRASIGUAIOS’ como ficarão? (1)

Vejam o que está acontecendo com os agricultores brasileiros no Paraguai, naque­le ‘rolo’ das terras fronteiriças. Quando os paraguaios precisavam, convidaram os co­lonos daqui para produzir e ocupar terras naquela região legalmente, que era inóspita, inabitada, pois lhes convinha econômica e politicamente. Agora, com a organização dos ‘sem terras paraguaios’, querem expulsar os ‘brasiguaios’ (assim chamados por terem constituído famílias com os nativos daquele país) e tomar-lhes as propriedades rurais.

E os ‘BRASIGUAIOS’ como ficarão? (2)

Verdade seja dita, o governo brasileiro (do PT) tem obrigação de intervir junto ao governo paraguaio e ajudar os agricultores brasileiros, pois há quem diga ter sido os ‘sem terras’ daqui, num esquerdismo tardio, os responsáveis pelas instruções dos de lá para reivindicarem áreas ocupadas no país. Por ironia do destino, a confusão está formada e nas mãos, ou no colo, dos socialistas insufladores daqui para tentar resolver o problema na área da diplomacia internacional. 


Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 15:07,
Data: 14/02/12.

Nenhum comentário: