Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sindicato conquista reajuste de 16% a 25% para piso de trabalhador

Quem ganha acima do normativo terá aumento salarial de 8% 


Foi fechada na tarde de quinta-feira, dia 25, a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para os trabalhadores da construção civil. Mais de 5.000 profissionais de Chapecó e 19 municípios do Oeste estão sendo beneficiados pelas 58 cláusulas que passam a vigorar a partir do dia 1º de maio, data base da categoria. 
O documento foi assinado pelos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (Siticom) Izelda Oro e da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) José Brill Wolff. Neste ano a convenção renovou integralmente as regras que normatizam direitos e deveres de empregados e empregadores. 
Para Izelda o percentual de 8% concedido a todos os salários foi razoável. Mesmo figurando como um dos melhores percentuais de aumento entre todas as classes trabalhadoras “ficou abaixo da previsão”, lamenta. Já Wolff admitiu que apesar de reconhecer a importância do trabalhador “foi o máximo que poderia ser concedido” diante de realidade econômica local e regional. Com a majoração entre 16% a 25%, o menor piso é de R$ 850 para servente e o maior R$ 1.687 para mestre de obra. 
A presidente do Siticom destaca, porém, que houve avanços “que devem ser levados em consideração”. Entende que cláusulas inéditas “de certa forma compensam a questão salarial”. Evidencia que a valorização dos pisos provoca efeito cascata empurrando para cima os demais salários. Celebra a conquista porque a maioria dos trabalhadores ganha o normativo. 

Novas 

A sindicalista comemorou alguns progressos alcançados como a antecipação, em janeiro dos dois próximos anos, de 60% da inflação acumulada entre maio a dezembro. Outro ato de relevância é o adendo à CCT a ser firmado até dia 30 de setembro pelos sindicatos. O termo regulamentará a terceirização e é considerado como “um grande passo para reduzir a exploração da mão de obra”. 
A partir da vigência, toda empresa que contratar funcionários indígenas terá obrigação de comunicar ao Siticom. Isso significa “proteção”. Outra novidade é que o sindicato laboral promoverá cursos sobre segurança e saúde do trabalhador nos próprios canteiros de obras. Entre outras foram mantidas cláusulas importantes como o pedido de demissão de 10 dias e a jornada de segunda a sexta-feira com folga aos sábados e domingos. 

Futuro mais próspero 

A dirigente sindical disse que agora fica a expectativa para a próxima negociação “que será mais contemplativa, por isso bem melhor”, assegura. Antecipou que o sindicato não vai tolerar certos argumentos e condições que inviabilizaram o repasse de índice geral de reajuste mais exitoso.


Postado por Matheus,
Horário: 23:26,
Data: 26/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.

Nenhum comentário: