Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NR dos frigoríficos “é um dos mais expressivos avanços do movimento sindical”, diz Padilha

O ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias finalmente assinou a Norma que cuida da saúde dos trabalhadores e reduz acidentes 


A pressão exercida para que a NR 36 fosse firmada não foi em vão. Depois de ter sido aprovada há alguns meses, finalmente o ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias assinou, na manhã desta quinta-feira (18), a esperada Norma Regulamentadora dos frigoríficos. A legislação foi criada para reduzir as doenças e acidentes ocupacionais nas agroindústrias. 
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina (Fetiaesc), Miguel Padilha, comemorou com entusiasmo a nova conquista do movimento. Ele destaca que a maior preocupação das lideranças sindicais estava vinculada justamente ao exagerado volume de acidente e doenças que mutilam ou causam frequentes óbitos de trabalhadores. 
A publicação da norma no Diário Oficial da União já será feita nesta sexta-feira (19), disse Padilha, que também é secretário da Confederação Nacional da categoria (CNTA Afins) para a região Sul do país. A partir de agora novas regras de saúde e segurança passam a ser cumpridas. A reformulação estrutural normatizando a atividade estabelece concessão de pausas durante o trabalho. 
Essa medida tem extraordinário significado “traduzido em benefícios de alto alcance”, explica o dirigente. Existe prazo de até seis meses para que as mudanças entrem em vigor. Exceção é feita a setores que exigem mais tempo. Entre eles estão a intervenções estruturais que terão um ano e alterações nas instalações das empresas cujo prazo é de 24 meses. 

Aplausos 

Padilha elogiou o “imediatismo” de Manoel Dias (ele acaba de assumir o Ministério) em assinar a NR, destacando que o ministro “está realmente comprometido com a classe” e “com a relação capital/trabalho”. A NR havia sido negociada por comissão tripartite formada por representação do governo, empresas e trabalhadores. 
As mudanças que passarão a ganhar prática beneficiam principalmente os funcionários de grandes empresas do Sul do país, que concentra as principais marcas brasileiras como Sadia, Perdigão (BRF), Marfrig, Minuano, Doux Frangosul, entre outras.


Postado por Matheus,
Horário: 18:55,
Data: 18/04/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Fetiaesc.

Nenhum comentário: