Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Irresponsabilidade de profissionais liberais e empresários com trabalhadores”

Profissionais liberais e grandes empresários estão dando demonstração de “incivilidade” e exemplos de “como não proceder”. Proprietários de prédios (nomes não relevados) constroem suas obras “com trabalhadores sem registro profissional” e até ‘empregando’ menores de idade. 
A grave denúncia foi feita pela presidente do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário) Izelda Oro aos vereadores de Chapecó. A dirigente participou de sessão da Câmara Municipal para relatar as ações do sindicato também na área de saúde e segurança do trabalho.
A falta de registro profissional deixa os trabalhadores totalmente desassistidos e absolutamente sem nenhuma garantia. Ficam inseguros e sujeitos a todos os tipos de adversidades. A líder da categoria liga a falta de registro à insegurança, responsável pela maioria dos acidentes de trabalho em Chapecó e região, elevando “violentamente” os gastos públicos com a necessária assistência. 
A presidente do Siticom sugere a instituições públicas, como Prefeituras, que instituam benefícios para quem execute integralmente suas obrigações no setor. Em suas campanhas de redução ou bonificação de impostos, por exemplo, a Prefeitura poderia “conceder um prêmio” a empresas que cumprirem a Convenção Coletiva de Trabalho, a Legislação Trabalhista e as Normas Regulamentadoras em todas as categorias. 
A sindicalista disse que muitas construções em Chapecó e região estão sendo erguidas “com o sofrimento dos trabalhadores”. Acrescenta que os proprietários de prédios concluem as obras “com bons lucros imediatos ou permanentes” e depois “descartam” os trabalhadores sem nenhum tipo de indenização ou benefício. Prevê que estes, considerados escravos brancos, “pagarão alto custo” por aceitarem tarefas sem estarem com suas carteiras de trabalho devidamente assinadas. 

Brevidade 

Izelda pediu “conscientização” para que o trabalhador não seja mantido em obra sem o respectivo registro. Observa que esta “inadequada postura comportamental” também é adotada por determinadas empresas do setor, “mas a maioria atua corretamente”. 
Acompanhada do assessor jurídico do Siticom Andre Fossá e dos técnicos de segurança no trabalho Elizabete Della Betta e Marcos Ribeiro Fernandes, a líder sindical pediu que projeto disciplinando a construção civil em Chapecó seja elaborado “com a maior rapidez possível” e votado “com urgência” pelo Legislativo. Ele irá condicionar a liberação da licença para construção de obras mediante integral adoção do PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho.


Postado por Matheus,
Horário: 19:35,
Data: 30/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Siticom.

Nenhum comentário: