Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia 14 de junho em Chapecó: Seminário discute a aplicação do imposto de competência estadual

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), promove no dia 14 de junho, das 8 às 17 horas, no Mogano Business Hotel, em Chapecó, o Seminário “Atualização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-SC)”. O evento é voltado aos interesses dos vários ramos das atividades cooperativistas e está focado na orientação para a interpretação e aplicação do imposto de competência estadual.
Segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, o programa envolve a parte geral do RICMS-SC/2001 que inclui os seguintes assuntos: contribuinte do imposto, operações com mercadorias normais e de substituição tributária, princípio da solidariedade, da base de cálculo do imposto, da bonificação, do desconto condicional e incondicional, julgados de tribunais, dos créditos físicos e financeiros, definição, o que pode ser aproveitado, do estorno de créditos e de débitos, quando e como utilizá-los, das alíquotas do imposto, entre outros.
Com relação aos benefícios fiscais, serão detalhadas informações sobre isenções, redução da base de cálculo e crédito presumido. Sobre o diferimento do imposto, a programação inclui as regras gerais, operações com contribuintes do Simples Nacional e pontos polêmicos. A substituição tributária envolve a discussão de como proceder para enquadrar ou não determinada mercadoria nesse regime, bonificação e desconto, apuração e recolhimento do imposto, contribuinte normal, contribuinte do Simples Nacional (cálculo/margem/redução da margem), diferencial de alíquota, mercadoria de estados signatários e não signatários, mercadorias sujeitas à redução da base de cálculo e ressarcimento – como efetuar e restituição. 
Também serão abordadas a legislação específica ao simples nacional e ao SIMEI em Santa Catarina (dos livros e documentos fiscais obrigatórios, das declarações ao fisco estadual, do uso da nota fiscal, do cupom fiscal e da nota fiscal avulsa), das obrigações acessórias (do uso dos documentos fiscais, nota fiscal de entrada, nota fiscal avulsa, nota fiscal avulsa eletrônica, nota fiscal eletrônica e da escrituração fiscal digital), uso do Emissor de Cupom Fiscal - ECF (dos obrigados, da receita bruta, dos não obrigados, do uso de cartões de débito, crédito e similares etc.) e das últimas alterações à legislação do ICMS (leis e decretos estaduais).     
Atuarão como instrutores o economista-tributário José Valério Medeiros Jr. (pós-graduado em nível de especialização em Auditoria e Finanças, consultor tributário da Prime Consult Empresarial e Consultoria Fiscal) e Marcos Roberto Koenig, da Koenig – Consultoria Tributária. 
Informações pelo telefone (48) 3878 8800 ou site www.ocesc.org.br.


Postado por Matheus,
Horário: 20:56,
Data: 30/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: