Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Menos burocracia no registro de empresas

Com o objetivo de encontrar soluções para agilizar os processos de registro de novas empresas, representantes do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/SC), Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária de Chapecó, além de empresários do ramo imobiliário, reuniram-se na última semana.
O Registro Mercantil Integrado (Regin) é um sistema informatizado que trata da liberação prévia de constituição e instalação de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos, com o objetivo de diminuir a burocracia nos processos de abertura, alteração e baixa. É utilizado por juntas comerciais, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e prefeituras.
O diretor regional do Sescon/SC, Avaci Gazzoni e o presidente do Sindicont, Dalvair Anghében, receberam o coordenador do SAT do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Ilton Schpil, o Tenente Coronel Amarildo Belinski, o presidente do Secovi/SC, Altir Paludo, o procurador da Prefeitura de Chapecó, Tiago Etges, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Lang, e a gerente de Fiscalização Tributaria da Prefeitura, Adriane Pavan Nora, que apresentaram sugestões para aperfeiçoar o Regin.
Os representantes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros expuseram informações sobre os alvarás de instalação das empresas e as dificuldades encontradas para a conclusão do registro. O Tenente Ilton Schpil explanou sobre todos os trâmites de expediente para a instalação e liberação do alvará, e reforçou informações sobre a vistoria no momento de liberação do Regin. Schpil salientou que os casos de declaração pró-forma não idônea serão encaminhados ao Ministério Público e pediu a atenção das imobiliárias quanto à locação de imóveis irregulares. 
O presidente do Sindicont, Dalvair Anghében, lembrou que é necessário refletir sobre formas de desburocratização do processo. “Cerca de 70% dos registros pendentes poderão ser liberados se houver menos burocracia”, explica Anghében. O Secretário do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Chapecó informou que já existe decreto regulamentando o Fórum de Desburocratização, que tratará também desses trâmites gerais.
Anghében enfatizou ainda que a classe contábil pode oferecer grande ajuda na legalização das empresas, sugerindo a realização de uma pré-entrevista do novo empreendedor, anotando os dados gerais dos imóveis.
No entendimento dos profissionais e dos empresários, de um modo geral, o Regin funciona bem, mas precisa avançar em alguns pontos para a melhoria contínua. A reunião faz parte de uma série de encontros já realizados com a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Planejamento e Administração.


Postado por Matheus,
Horário: 22:22,
Data: 30/10/12.

Nenhum comentário: