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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Auto Viação Chapecó investe R$ 5 milhões para renovar a frota‏

Dezesseis novos ônibus foram adquiridos pela Auto Viação Chapecó para implementar as condições de atuação no transporte coletivo urbano. Essas unidades estão entre as mais modernas da indústria e representam investimento de R$ 5 milhões. Ao mesmo tempo, a direção da empresa avalia o período de quase quatro anos sem majoração das tarifas e assinala o peso das gratuidades no custo para o passageiro que paga e que neste ano superam os R$ 4 milhões.
Com a aquisição, a empresa chega à casa dos 90 ônibus, e será reduzida a idade média da frota, atualmente de 3,17 anos. Com os 16 novos veículos, passará para dois anos, uma das melhores do país.
Com chassi Volkswagen, dos novos modelos 15190 e 17230, e carroceria Mascarello, eles serão recebidos em meados de dezembro. Todos estarão com equipamentos para o transporte de portadores de necessidades especiais, conforme as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Possuirão novo motor, que usa como combustível o diesel S-50, em vez do S-1800. O S-50 representa uma nova geração de diesel, menos poluente, que reduz em até 90% as emissões de enxofre e diminui a fumaça branca, além de proporcionar melhor partida a frio, e já está em teste em uma unidade.
Em janeiro, lembra o diretor João Carlos Scopel, seriam completados quatro anos sem elevação da tarifa, que teve a última majoração em 8 de janeiro de 2009, através do decreto municipal 19.342. Diante dessa defasagem, a última compra de ônibus havia ocorrido em 2010.
Além disso, as empresas de transporte coletivo enfrentaram em Chapecó duas greves de funcionários, que reivindicavam correções que não puderam ser atendidas. O aumento concedido na última sexta-feira, de 8,37% para passagens adquiridas antecipadamente, de 8,70% quando compradas nos ônibus e de 10% para estudantes, enquanto a inflação desde janeiro de 2009, pelo INPC, está na ordem de 20,29%. Conforme levantamento, 80% são obtidas de antemão.

O custo das gratuidades

Somente neste ano, a AVC calcula que as gratuidades tenham atingido, até o final de setembro, aproximadamente dois milhões de passageiros, ou recursos da ordem de R$ 4,17 milhões. Isso é representado pelo sistema de integração, pelo qual uma passagem pode ser utilizada em dois trajetos e que envolveu 783.200 usuários, pelo transporte de 500.204 estudantes, que pagam 50% do valor, e condução gratuita de 470.207 idosos, 169.939 portadores de necessidades especiais juntamente com 19.066 acompanhantes e de outros 6.383 representados por funcionários públicos e servidores do Correios.
Para João Scopel, “é insustentável o peso no custo do transporte coletivo urbano para todos os seus usuários”. Ele lembra que esse comprometimento é arcado pelos demais passageiros que pagam: “Quem paga por si, também paga pelos outros”. Acrescenta que se não houvesse a gratuidade, poderiam ser feitos mais investimentos e até reduzido o valor da passagem.


Postado por Matheus,
Horário: 22:34,
Data: 24/10/12.

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