Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gaeco de Chapecó investiga fraudes em licitações

Um empresário foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira, dia 01, em Chapecó, durante a operação “Licitação Mapeada”. Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Chapecó integrado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), pelas Polícias Civil e Militar e Secretaria de Estado da Fazenda.
A investigação refere-se a um esquema de empresas que fraudavam o caráter competitivo de editais em órgãos públicos municipais nas regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.
De acordo com o MP foram identificadas pelo menos 55 licitações fraudulentas, envolvendo 27 municípios, totalizando aproximadamente R$ 1.400.000,00 em contratos públicos. O prejuízo aos cofres públicos e à sociedade, ainda a ser quantificado, decorre da ausência de uma efetiva concorrência, o que poderia ensejar o pagamento de preços superiores aos de mercado.
A empresa investigada contava com a colaboração de uma fictícia, que também participou em vários municípios no Rio Grande do Sul. Já a fabricante de produtos de informática, que dava suporte à fraude, mantinha o esquema de mapeamento da licitação em várias regiões do país.
A operação também investiga sonegação fiscal em razão do enquadramento indevido da empresa de fachada no “Simples”, regime atinente a pequenas e médias. Como ela foi constituída apenas para simular falsas concorrências, a sua movimentação financeira deveria ser tributada tal como a principal, e lançados todos os impostos devidos.
Participaram 22 policiais militares e civis, cinco Promotores de Justiça de Chapecó e região e quatro auditores da Receita Estadual. A ação contou ainda com o apoio dos Gaecos de Florianópolis e Lages.


Postado por Matheus,
Horário: 21:28,
Data: 01/08/12.

Nenhum comentário: