Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Nova ferramenta orienta empresários para a tomada de decisões

A utilização de pesquisas contribui para o processo decisório dos empresários e dinamiza a gestão, mediante dados e informações que dão suporte para a atuação das empresas no mercado. Considerando a importância do ponto de vista gerencial, o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó instituiu um novo serviço para os empresários, especialmente os associados, e outras organizações interessadas em dados e informações.
A decisão do Sicom de proporcionar uma nova alternativa em pesquisas de mercado decorre da necessidade de satisfazer consumidores cada vez mais exigentes. Além disso, foi considerada a importância que há, para as empresas, de identificar o perfil de seus clientes, mediante informações de fatores internos e externos. “As pesquisas, como forma de contribuir para o melhor desempenho da organização, proporcionam indicadores fundamentais para a gestão”, argumenta o presidente do Sicom. Ivalberto Tozzo avalia que uma pesquisa desenvolvida com os instrumentos adequados representa “uma poderosa ferramenta de orientação, com força para direcionar e subsidiar decisões primordiais para os negócios”. 
O novo produto disponibilizado pelo Sicom tem a responsabilidade de sua Divisão de Pesquisa e Estatística, mantida para medir as contínuas mudanças de cenário e as respectivas tendências. Para tanto, são utilizados software específico de análise de dados, com tecnologia de ponta, pesquisadores treinados e um conceito afinado com as necessidades do mercado. Com isso, o Sicom Pesquisas oferece indicações que permitem à empresa avaliar a forma de atuação, como quem são seus clientes, nível de satisfação e se estão propensos a comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.

Os tipos de pesquisas

Dois tipos de pesquisas podem ser realizadas, que são as quantitativas ou qualitativas, conforme a necessidade da abordagem estatística. Previamente, é feito estudo aprofundado, para fundamentar a demanda do cliente. “Se for necessário quantificar números de mercado, parte-se para a análise estatística mediante uma pesquisa quantitativa, com amostra representativa”, indica a responsável pela Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom, economista Andrezza Piekas. Nesse caso, os dados são coletados através de questionário objetivo, para garantir uniformidade nas respostas e padrão de resultados.
Já as pesquisas qualitativas são aplicadas quando o objetivo é medir a importância de alguma atitude ou processo para o cliente. Nessa modalidade, os dados coletados não são quantificáveis daí a análise é individual e recebe tratamento particular. Em geral esse tipo de pesquisa é utilizado quando uma organização deseja buscar novo conceito, criar novos produtos ou quer ouvir o posicionamento de seu público-alvo.
Entre os tipos de pesquisas ofertadas, estão à identificação do perfil e comportamento do consumidor, avaliação de satisfação, estudo de hábitos de consumo e imagem institucional, empresarial ou corporativa. O portfólio do Sicom Pesquisas também inclui avaliação de produtos e serviços, estudo de viabilidade mercadológica, avaliação de ações mercadológicas, avaliação da qualidade do atendimento e cliente oculto. Em caso de demanda para contratação de pesquisa com foco em outra área, o setor se disponibiliza ao estudo e avaliação.

Levantamentos mensal e sazonal

Em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina, o Sicom aplica em Chapecó pesquisas em datas sazonais, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. Nessas pesquisas, cientificamente são indicadas tendências de compras, em caráter prévio às respectivas datas comemorativas, e após, também por intermédio de pesquisa de confirmação aplicada aos lojistas, é informado o desempenho registrado.
Outro levantamento conjunto é a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic). Realizada mensalmente, permite conhecer a situação financeira do consumidor chapecoense, por meio de orientações mercadológicas aos empresários do comércio, como percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas em atraso, taxa de inadimplência, tempo e nível de endividamento e nível de comprometimento da renda.


Postado por Matheus,
Horário: 20:10,
Data: 21/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Nenhum comentário: