Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Em 1º de junho: Eficiência na gestão

Pela máxima eficiência na gestão e para cumprir a missão institucional, política social e econômica, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em convênio com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc Chapecó), implantou o planejamento estratégico.
Os resultados das análises que estabelecem missão, valores e visão da instituição para o período de 2012 a 2016 serão apresentados na sexta-feira, dia 1º de junho, às 7h30, durante café da manhã na Cantina do Cesec. O evento reunirá autoridades, diretores, associados e imprensa. Também será exposto calendário de cursos voltados aos líderes empresariais e colaboradores.
“Queremos garantir o crescimento contínuo da entidade, com sustentabilidade econômica e financeira, sempre pensando na representatividade dos associados”, observa o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, ao realçar a importância de planejar o futuro da entidade.
O objetivo da iniciativa é definir uma gestão profissional na CDL Chapecó para que, independente da diretoria que esteja à frente da instituição, as decisões sejam tomadas com base em indicadores, metas e estratégias de caráter permanente. 

ETAPAS

Os trabalhos iniciaram em dezembro de 2010, foram concluídos em abril deste ano e conduzidos pelo coordenador de graduação da Unoesc Chapecó Jeancardo Zuanazzi e pelo coordenador do planejamento estratégico Verner Luis Antoni com a participação do presidente da CDL Chapecó.
As fases do planejamento estratégico consistiram na elaboração da proposta, definição dos procedimentos metodológicos, sensibilização dos envolvidos, diagnóstico estratégico e pesquisa de cenários, definição das estratégias para 2012 a 2016 e o desenvolvimento do plano tático-operacional para este ano.
O diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Eliandro Bortoluzzi, destaca que o planejamento estratégico prevê observações e ações, principalmente de organização para atuação competente e exitosa do comércio, passando primeiramente pela CDL Chapecó que orientará atividades aos seus associados.
Entre as diretrizes definidas estão à determinação de foco das atividades da entidade; profissionalização e atendimento às metas de crescimento, atualização, capacitação e otimização do setor; aplicação e destinação de recursos focados em resultados para o segmento e acompanhamento rotineiro do cenário varejista e planos de capacitação e melhorias do comércio.
Para junho, estão previstas capacitações em três níveis de gestão do setor que serão apresentadas durante o café da manhã no dia 1º de junho. Os treinamentos abordarão gestão estratégica de empresas do varejo, técnicas e ferramentas para conquistar clientes e análise de crédito.

PARCERIA

A parceria entre as entidades foi firmada em 2009, com a implantação da universidade em Chapecó, e proporciona a realização do curso de graduação em Gestão Comercial, pesquisas, diagnósticos setoriais, capacitações e atualizações de interesse do setor. “A vontade dos dirigentes da entidade empresarial em profissionalizar as atividades e ações ao segmento varejista, foram os principais motivadores para utilizar o planejamento estratégico como método de gestão e atuação”, observa Bortoluzzi.            
Para o professor, a base científica na tomada de decisão é uma medida necessária e prudente para qualquer empresa ou entidade. Neste sentido, o planejamento estratégico é a ferramenta que observa histórico, atualidade, tendências, projetando de maneira lógica as ações para o êxito de qualquer investimento empresarial. “A direção da CDL está tomando uma atitude realmente profissional e que estabelece um padrão de gestão baseado em metas e resultados”, complementa.


Postado por Matheus,
Horário: 20:45,
Data: 29/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: