Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Câmara aprova Lei que cria o Museu dos Balseiros do Rio Uruguai

Por decisão unânime dos vereadores foi aprovada na última sexta-feira, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Chapecó, a Lei que cria o Museu dos Balseiros do Rio Uruguai (MBRU). O mesmo tem por objetivo dar visibilidade e despertar a consciência da população sobre a importância de compreender a história e preservar a memória dos balseiros do Rio Uruguai, oportunizando o acesso à informação, à documentação e ao acervo, como agentes e instrumentos de educação patrimonial.
O gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória da Fundação Cultura de Chapecó, Oracílio Costella, que acompanhou a aprovação da Lei, comemorou a criação do Museu, que será construído em forma de balsa as margens do Rio Uruguai, no Distrito do Goio-ên. “Através do Museu estamos resgatando, preservando essa história, que marcou um ciclo da colonização e desenvolvimento de Chapecó e região. E esse é um dever como cidadão. Fomentar o estudo, a pesquisa e extensão, recolher, ordenar e expor, em espaço característico, objetos, peças, documentos, fotos de valor histórico, relatos referentes aos balseiros do Rio Uruguai e ao processo de exploração, transporte e comercialização da madeira. Essa é a finalidade”, ressalta Oracílio.


Postado por Matheus,
Horário: 20:01,
Data: 29/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Chapecó.

Nenhum comentário: