Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Escola Marechal Bormann é tema de documentário


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó está realizando, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pidib) de Letras, a primeira etapa de 2012 dos Projetos de Extensão “Cineclube Universitário” e “Oficinas de Fotografia e Documentário”. 
Os encontros do mês de março, realizados com os alunos da 8ª série e 1º ano do Ensino Médio da Escola Básica Marechal Bormann, serão destinados à oficina de fotografia e documentário, coordenada pelo professor do campus, Leonardo Santos Leitão.
As aulas, que acontecem semanalmente, são dedicadas ao ensino de técnicas para produção de documentários. Na oficina, os alunos participantes são divididos em grupos. Enquanto alguns se dedicam ao roteiro, outros pensam nas imagens e nos personagens da história a ser contada. A intenção é produzir um documentário sobre a própria escola dos alunos, que é uma das mais antigas do Município de Chapecó.
Segundo a aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Marechal Bormann, Letícia Viana, participar de uma oficina como essa é uma oportunidade única. "Senão fosse através do projeto talvez a gente nunca pudesse ter contato com alguém que faz documentários e filmes e nem mesmo aprender a como fazer", disse. A aluna diz que essa pode ser uma porta para o futuro.
Segundo o professor e coordenador do Pibid e do Cineclube, Eric Duarte Ferreira, o objetivo é fomentar a apropriação crítica e reflexiva da produção de obras audiovisuais, bem como formar público para apreciação deste tipo de produção artística. "Esse momento de os alunos virem até a universidade é bem importante, porque assim eles vão conhecendo a UFFS e vão despertando a vontade de fazer, futuramente, um curso superior em nossa Instituição", ressaltou.
O documentário está em fase de conclusão. O foco principal é a Escola Marechal Bormann, mas durante o vídeo, que deve ser finalizado com 10 min e 15 min de duração, os alunos exploram os professores que já passaram pela escola, as experiências dos docentes que hoje estão lotados na instituição e, ainda, uma visão dos principais personagens da Marechal Bormann: os próprios estudantes. A próxima etapa da oficina será realizada no dia 22 de março, desta vez, na própria escola objeto do filme.


Postado por Matheus,
Horário: 20:41,
Data: 22/03/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / UFFS.

Nenhum comentário: