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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“Este foi o ano dos bancos”

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Chapecó divulgou a lista com os detalhes dos atendimentos aos consumidores realizados em 2011. Das 4.231 reclamações registradas, 2.408 foram de apenas 20 empresas, isso representa 57% do total. A campeã de reclamações foi a BV Financeira, com 923 queixas, em seguida a Oi Brasil Telecom com 171, e na sequência o Banco Santander com 160.
De acordo com a Coordenadora do Procon, Inajara Antonini, a principal demanda da BV Financeira foi por cobranças indevidas, a chamada “tarifa de abertura de crédito”. “Conseguimos a restituição da maioria desses contratos e, posteriormente, a BV entrou com uma ação judicial dizendo que o consumidor estava consciente da tarifa na hora da contratação, então ele não tinha que questionar”, conta. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que se trata do juro compactuado, onde ambos têm ciência do valor. A partir de outubro não foi mais possível buscar as restituições. Analisando a pesquisa, podemos perceber que das 20 mais reclamadas, 14 são instituições bancárias. “Este foi o ano dos bancos, a maioria problemas com valores e juros contratuais”, expõe.
No Brasil, não há lei de limite em relação à porcentagem de juros, então a recomendação é de que o consumidor fique atento às cláusulas dos contratos e não assine nada sem ler. “Caso tenham alguma dúvida, eles podem trazer os contratos para que o Procon analise, porque depois de assinado fica muito difícil discutir a questão dos juros”, comenta Inajara.
Em segundo lugar na estatística está a Oi Brasil Telecom, que nos três anos anteriores ocupava a primeira posição, devido a problemas na prestação de serviços e cobranças indevidas. “No ano passado fizemos uma reunião com as empresas de telefonia e agora eles sempre enviam um representante para as reuniões de conciliação e normalmente resolvemos aqui no Procon mesmo”, assegura à coordenadora.
Em 2010, o Procon atendeu cerca de 15 mil casos e resolveu 80% deles. O resultado de resoluções parcial de 2011 é de 43%, mas até março, deve superar ou igualar a mesma média do ano anterior.

Reclamações no Brasil

Os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) indicam que no país, os assuntos mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).


As 20 empresas de Chapecó com maior número de reclamações em 2011:

Empresa e Nº de Reclamações

BV FINANCEIRA - 923

OI BRASIL TELECOM - 171

BANCO SANTANDER - 160

ITAÚ - 140

BRADESCO - 132

BANCO FINASA -103

BANCO AYMORE - ABN AMRO ARREND MERC S/A - 100

TIM CELULAR S/A - 95

CLARO S/A - 74

BANCO BMC S/A - 57

PANAMERICANO - 54

ITAUCARD - 53

BANCO BMG S/A - 51

BANCO DO BRASIL S/A - 50

BANCO SAFRA S/A - 47

CASAN - 46

LG ELETRONICS DA AMAZÔNIA LTDA - 43

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 38

BANCO FICSA S/A - 37

MAGAZINE LUIZA S/A - 34



Postado por Matheus,
Horário: 23:37,
Data: 09/02/12,
Fonte: Voz do Oeste.

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