Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

AMOSC comemora ampliação de ações do SUS no atendimento psicossocial


Melhorar o acesso à atenção psicossocial da população, ajudar usuários e familiares e garantir a articulação dos pontos de atenção das redes de saúde no Brasil. Estes são os objetivos da portaria 3.088/2011, publicada em dezembro de 2011 no Diário Oficial da União, que institui a Rede de Atenção Psicossocial. A medida amplia ações de atenção à saúde de pessoas com transtorno mental, usuários de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) aprova a iniciativa, pois os municípios que lutam contra as drogas terão aliados. Segundo a assessora em saúde da entidade, Geísa Müller de Oliveira, para operacionalizar e implantar a rede o gestor municipal precisa executar quatro fases: desenho regional, adesão e diagnóstico, contratualização dos pontos de atenção e qualificação dos componentes.
Os critérios definidos para implantação de cada componente e seu financiamento por parte da União serão objetos de normas específicas publicadas pelo Ministério da Saúde. A rede será formada pela atenção básica em saúde, atenção psicossocial especializada, atenção de urgência e emergência, atenção residencial de caráter transitório, atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

CAPS

De acordo com a Portaria 3.089/2011, que estabelece o novo tipo de financiamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os gestores devem acompanhar para saber os valores que serão repassados para cada tipo de serviço. Os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade dos Estados, Distrito Federal e Municípios.
O secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig, ressalta que os municípios precisam fazer no primeiro semestre deste ano o novo cadastramento dos CAPS, pois os recursos serão repassados somente depois do efetivo funcionamento e cadastro do serviço junto ao Ministério da Saúde.


Postado por Matheus,
Horário: 00:09,
Data: 18/01/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: