O otimismo impregna as previsões dos
lojistas para as vendas do Dia das Mães, a segunda data em importância cultural
e comercial do calendário brasileiro e que será festejada no próximo dia 13. A
Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) anunciou hoje que os empresários
do setor esperam um incremento real (descontada a inflação) de 7% em relação ao
ano passado.
De acordo com o presidente da CDL,
Gilberto João Badalotti, os segmentos de calçados, confecções e
eletroeletrônicos são aqueles que registrarão maior montante de vendas.
Seguem-se perfumaria, adereços e confecções, celulares, cosméticos e joias.
Para concretizar as boas previsões de
vendas, os lojistas investiram em melhorias nas vitrines, fachadas e interiores
das lojas. Alguns empresários também investiram na abertura de filiais e na
mudança de layout e esperam um crescimento ainda mais expressivo – entre 13 e
15%.
Badalotti explica que as projeções de
Chapecó estão acima da média de Santa Catarina em razão da excepcional fase que
vive a economia local. O nível de desemprego está abaixo de 6%, existem muitas
vagas nas empresas locais (especialmente frigoríficos, construção civil e
serviços) e o grau de dinamismo da economia municipal/regional está elevado.
Somente no comércio varejista há 350 postos de trabalho não ocupados.
Reflexo disso é a mobilidade social que
melhorou o perfil de consumo das famílias que ascenderam da classe E para D e
da classe D para C. Também estimulam o consumo a redução do IPI e a diminuição
nas taxas de juros para o credito ao consumidor, confirmando o cenário positivo
projetado pelo comércio de Chapecó. Da mesma forma, a queda de temperatura
prevista para as próximas semanas produzirão efeitos na decisão de consumo.
O diretor executivo Valdemir Manoel da
Silva realça outro aspecto peculiar à alta performance de Chapecó: a vinda das
lojas de redes e a inauguração do primeiro shopping provocaram mudanças e
transformações positivas, entre elas, a maior presença do público regional e
consolidou a posição do município como centro de compras do grande oeste
catarinense.
A CDL está orientando os lojistas a
investirem na decoração das vitrines e a oferecerem horários mais elásticos de
atendimento como forma de atrair os consumidores.
A CDL sustentará campanha nas semanas
que antecedem os dois dias “D” do mês de maio (dias 5 e 12), lembrando o
consumidor sobre os horários do dia D e também incentivando para que
regularizem eventuais débitos no comércio. “Reabilitando seu crédito, poderá
parcelar novas compras e aproveitar todas as condições facilitadas que o
comércio de Chapecó oferece”, conclui.
Postado por Matheus,
Horário: 23:07,
Data: 30/04/12,
Fonte: MB Comunicação.
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