Quinta-feira, 8 de Março de 2012.
Publicada neste sábado no Blog Notícias de Chapecó.
“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover
a si mesmo.”
Platão (Filósofo e Professor Grego / Aluno de Sócrates – 428 AC – 384 AC – viveu 80 anos)
P3 na HISTÓRIA
Dia 8 de Março
1796 - Casamento de Napoleão Bonaparte com a sua primeira mulher Josefina de Beauharnais.
1839 - Assina-se em Veracruz o tratado de paz entre a França e o México que põe fim à Guerra dos pastéis.
1857 - Operárias da indústria têxtil e de confecções, em Nova Iorque, declaram uma greve a favor da igualdade de salários e da redução da jornada de trabalho para dez horas, dando início a luta das mulheres pela igualdade de direitos.
1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea.
1959 - Lançamento da boneca Barbie.
1964 - O primeiro Ford Mustang é produzido pela Ford Motor Company.
1992 - Uma equipa britânica isola, pela primeira vez, um dos genes relacionados com a asma.
2000 - Os presidentes de Portugal e do Brasil assistem, em Lisboa, a partida da réplica da caravela quinhentista “Boa Esperança”,
2007 - Morre Gerardo Melo Mourão, jornalista e escritor brasileiro.
Fonte: Efemérides
Colaboração da jornalista Patrícia Duarte JP-SC 3090
“A IMPORTÂNCIA da LIDERANÇA nas ORGANIZAÇÕES de TRABALHO
Atualmente muito se fala em desempenho de equipes de trabalho, um dos elementos mais importantes, se não o mais importante, para o alcance de uma boa performance, é a liderança.
De acordo com Lacombe (2005), etimologicamente, liderar significa conduzir. Assim, líder é aquele que conduz o grupo. Desta forma, liderança envolve desempenho, postura, relacionamento e comunicação.
À medida que o líder influencia o comportamento e atitudes dos membros de sua equipe, atua diretamente na apresentação do motivo para a ação dos liderados, ou seja, contribui para a motivação destes.
É importante que o profissional que ocupa esta posição seja transparente em suas ações, pois tende a estimular o envolvimento dos demais colaboradores, resultando em benefícios significativos no desempenho destes. É imprescindível instigar nos liderados a cooperação, desenvolvimento de habilidades e comprometimento com os resultados.
Nas organizações de trabalho, a conduta e forma de atuação do líder acarretam grande impacto sobre a maneira que as atividades serão realizadas e sobre o entrosamento dos colaboradores. A evolução de um grupo de pessoas para uma equipe de trabalho gera resultados e é alcançada através da liderança. O líder deve apresentar postura ética, estar comprometido com os objetivos da organização e ter conhecimento de sua responsabilidade enquanto profissional responsável por setores, operações e colaboradores.
É necessário que este estabeleça bom relacionamento interpessoal com sua equipe e colegas de trabalho, conduzindo seus liderados rumo ao alcance dos objetivos organizacionais, sempre contribuindo para um ambiente propenso ao crescimento e desenvolvimento. Mais do que conduzir uma equipe de indivíduos, o líder deve estimular a criatividade e inovação, praticar o feedback, e também estar aberto para recebê-lo, atuando por meio de estratégias e valores claros.
Conhecer e reconhecer o potencial de cada colaborador, permitindo e incitando que cada um conheça suas responsabilidades e sinta-se responsável pelo seu trabalho, contribui para que indivíduo consiga identificar e visualizar o próprio crescimento profissional e pessoal.
Portanto, para que uma organização obtenha resultados positivos, é necessário que haja sinergia entre estratégias e objetivos propostos e as lideranças e suas equipes de trabalho. ‘O líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser’ (James C. Hunter)”
(Colaboração da psicóloga, pós-graduada em psicologia organizacional e do trabalho, Rafaela J. Otowicz)
MINISTRO DA DEFESA sem autoridade (1)
Olha, o episódio do manifesto dos militares da reserva (‘Alerta à Nação – Eles que venham, por aqui não passarão’), entre os quais três generais de Exército (maior patente das forças armadas), quanto às críticas de integrantes do governo que pediram a revogação da Lei da Anistia, coloca o ministro Celso Amorim (PT) numa situação complicada. Além de tudo, os militares deixaram claro que não reconhecem a autoridade do mesmo. Depois da presidente ter afirmado na ‘emoção’ que os que assinaram serão punidos, o titubeante ministro passou a semana às voltas em reuniões com os comandantes militares (da ativa), não sabendo como deverão ser as punições dos até agora 235 militares (da reserva) que assinaram tal manifesto.
MINISTRO DA DEFESA sem autoridade (2)
É que os comandantes da ativa têm divergências, já que a Lei 7524 diz que os militares da reserva podem se manifestar politicamente e não estão sujeitos a qualquer reprimenda. Nesse puxa e empurra, temem que a lista de adeptos do manifesto só cresça, o que faria com que esse tema virasse uma bola de neve. Que ‘sinuca de bico’ para o novato (na área) auxiliar palaciano. Realmente, o ministro da Defesa parece fraco e atrapalhado para lidar com a tropa. Não há dúvida, o homem não é do ramo. Tirem logo ele de lá para não criar um grave problema institucional!
INCÊNDIOS de LIXEIRAS na praça - resposta
‘Luiz Antonio, na semana passada foram queimadas duas lixeiras e o tapete de papelão do sanitário masculino situado na Praça Cel Bertaso. Gostaria de destacar que todos os vândalos foram presos e encaminhados ao Distrito Policial, lá no Bairro Passo dos Fortes, onde foi lavrado Termo Circunstanciado por danos ao patrimônio público.
A escala de serviço da Guarda municipal vai das 06h45 horas até a meia-noite.
A Guarda Municipal está atuando forte na Praça Cel. Bertaso; Praça Zandavalli ali perto do Colégio São Francisco; Praça do Bairro Santa Maria; Praça do Bairro Passo dos Fortes e Praça do Colégio Zélia Scharf.
Creio que a Guarda Municipal está no caminho certo e o resultado de seu emprego pode ser levantado com as diretoras de Colégios Municipais, com os Gestores dos Postos de Saúde e com a comunidade junto às praças públicas. Gostaria de aproveitar e te relatar que o vandalismo em Chapecó destoa do resto do sul do mundo, pois a cada final de semana só de placas de sinalização são mais de quatro quebradas, derrubadas e jogadas no mato. Até os parquímetros estão sendo vitimas dos vândalos.
Gostaria de esclarecer que os Guardas Municipais não estavam dormindo no dia destes fatos.
Coloco-me a tua disposição para outros esclarecimentos e gostaria de convidá-lo para conhecer a nossa Guarda Municipal que esta instalada em sede própria na Avenida Getulio Vargas perto do Posto Avenida.
Forte abraço,
SÉRGIO WALLNER
SDC’
É complicada a situação e a gente sabe do esforço da nossa Guarda Municipal, meu caro comandante Wallner!
Mais CÂMERAS de SEGURANÇA para Chapecó
Serão instaladas neste ano mais 165 câmeras de segurança em nossa cidade. Já estão instaladas 21 há algum tempo. Além do centro, diversos bairros também serão beneficiados com os novos equipamentos. A ‘malha de vigilância’ será respeitável. De fato, as câmeras auxiliam e afastam os criminosos. Portanto, a marginalidade que se cuide, o cerco está se fechando, com a Guarda Municipal, a Polícia Militar e as necessárias câmeras de segurança!
Observação: Luiz Antônio Palaoro é colunista do Jornal Sul Brasil. Sua coluna política é publicada todas as terças, quintas e sábados. Vale ressaltar que o autor está ciente da veiculação no Blog Notícias de Chapecó.
Postado por Matheus,
Horário: 01:07,
Data: 10/03/12.