Em design, materiais e processo fabril,
a indústria de móveis do oeste barriga-verde evoluiu de forma acelerada nos
últimos quinze anos. Realizada bienalmente desde 1998, a Mercomóveis se tornou
a vitrine desse crescimento. A oitava edição da feira de móveis, programada
para o período de 27 a 31 de agosto de 2012, no Parque de Exposições Tancredo
Neves, em Chapecó (SC), será a maior e a melhor da série, de acordo com o
presidente da Comissão Central Organizadora, Nivaldo Lazaron Junior.
Cerca de 200 expositores mostrarão
novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais
variados estilos. Há expectativa de negócios na ordem de 200 milhões de reais e
uma visitação de aproximadamente 20 mil compradores.
A Mercomóveis é promovida pela
Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e Sindicato dos
Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Conta com o
patrocínio da Guararapes (chapas e painéis); Norton (lixas e abrasivos); Dioxyl
Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas); Alternativa Editorial, que
produz as Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores; da FIESC e
apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.
Qual é, afinal, a missão da Mercomóveis?
Nivaldo Lazaron Júnior – Destacar o Polo Moveleiro do Oeste de Santa
Catarina, mostrando ao Brasil e ao Mundo a importância das fábricas da região.
Demonstrar, inclusive, a qualidade de nossos produtos e os ganhos através da
tecnologia e design. Através da Mercomóveis podemos mostrar o potencial de
nossas indústrias moveleiras e apresentar ao mercado novas empresas, com novas
soluções e muita inovação, aliadas a uma conhecida competitividade. Um objetivo
específico da Mercomóveis é trazer até ao evento clientes importantes de todo o
Brasil e do exterior, prática que tem sido comprovada nos eventos anteriores.
Qual é o perfil do expositor típico da Mercomóveis?
Lazaron Júnior – A Mercomóveis tem um perfil interessante, pois
conseguimos agregar em um mesmo evento expositores da linha de alta decoração,
que inclusive participam em eventos de decoração em grandes centros, como
também fábricas com reconhecimento nacional em produzir qualidade aliada à alta
produtividade. Algumas estão entre as maiores empresas em seus segmentos no
Brasil. A Feira é muito dinâmica. Temos expositores em móveis de chapa, madeira
maciça, estofados, colchões, e outros, sempre com diferenciais para oferecer
soluções variadas aos lojistas.
Quais os benefícios que tiveram com a Mercomóveis as empresas do polo
moveleiro do Oeste catarinense?
Lazaron Júnior – Os benefícios são incontáveis. Podemos começar dizendo
que, antes da primeira Mercomóveis, nosso Polo Moveleiro tinha pouco
reconhecimento nacional. Com a realização de cada edição da feira, mais
abrangente foi se tornando o mercado atingido pelas empresas da região e maior
a visibilidade de cada fábrica. Com isto, fabricantes antes com pouca expressão
se tornaram nacionalmente conhecidos e atingiram crescimentos espetaculares. Em
sequência deste fenômeno, seguiu-se outro, que foi a implantação de novas
empresas do ramo por toda a região. Hoje, somos um dos maiores e mais modernos
polos moveleiros do Brasil, com tecnologia de ponta nas linhas de produção,
design de última geração nos produtos e atendimento diferenciado.
A Mercomóveis se tornou referência em tecnologia e design no Brasil. É
possível que, com o fortalecimento da Mercomóveis, o polo moveleiro do oeste de
SC se torne também uma referência internacional?
Lazaron Júnior – Podemos ter certeza disto. A Mercomóveis é conhecida
também por promover rodadas internacionais de negócios. A vinda destes clientes
do exterior para a região acaba por divulgar a qualidade, a tecnologia
empregada e o design que estamos desenvolvendo.
Quais os avanços constatados desde a primeira Mercomóveis e que estarão
refletidos na edição 2012?
Lazaron Júnior – Cada edição de um evento de sucesso tem o compromisso
de evoluir ainda mais. Assim tem sido em todas as edições. Dos cerca de 30
expositores da primeira Mercomóveis, chegamos a mais de 150 na sétima edição em
2010. Paralelamente, todos os números evoluíram na mesma proporção. Em
especial, a visitação e os negócios realizados. Com a edição 2012 não será
diferente: temos o compromisso, com toda nossa equipe diretora, funcionários,
patrocinadores e empresas parceiras, de fazer a NOVA melhor Mercomóveis de
todos os tempos, até que venha a Mercomóveis 2014.
Além do crescimento dos números, a Mercomóveis vem evoluindo para se
tornar um evento ecossustentável, com uma equipe de trabalho dedicada ao nosso
expositor e visitante, apta e disposta a proporcionar o melhor andamento do
evento. Reforçamos e aproximamos as relações com expositores, patrocinadores e
visitantes. Este conjunto de ações proporciona um clima onde os objetivos
aconteçam com mais tranquilidade e a harmonia de ideias esteja presente, em
prol do setor.
O polo moveleiro do Oeste Catarinense apresentou significativo
crescimento nos últimos anos. A que se deve este êxito?
Lazaron Júnior – Principalmente ao empreendedorismo peculiar e
reconhecido do empresário de nossa região aliado à força das pessoas que fazem
cada empresa, produzindo, distribuindo, vendendo os produtos com qualidade
invejável. Não poderíamos ter atingido tanto destaque nacional se não fosse a
soma destas que são as grandes forças regionais. Mas a Mercomóveis tem um papel
super importante pela visibilidade gerada às ações destas pessoas, conforme
comentado anteriormente. Além disso, nossa região tem o trabalho peculiar de
nossas entidades Amoesc e Simovale e o apoio de entidades, como o Sebrae
através do APL do Polo Moveleiro do Oeste de SC, cujas ações de capacitação e
qualificação foram determinantes. A relação estreita com outras entidades como
FIESC, Senai, MDIC, governos municipais da região, governo estadual e federal,
sempre apoiando as atitudes para o crescimento, devem ser reconhecidas.
Qual a influência que a Mercomóveis teve na modernização do design do
móvel oestino?
Lazaron Júnior – Um evento desta grandeza, por si só, gera a necessidade
das empresas mostrarem seus diferenciais. Esta necessidade e as atitudes
individuais de cada fabricante, aliada aos projetos desenvolvidos dentro do APL
Polo Moveleiro para qualificação, resultaram em um design inovador. A
Mercomóveis criou um evento paralelo, o Salão Design, com a inscrição de
projetos inovadores e com viabilidade produtiva, pois a maioria se tornou
sucesso de vendas para as empresas que os desenvolveram.
Qual posição ganha no Brasil a Mercomóveis com previsão de 200
expositores, 25 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios?
Lazaron Júnior – Vamos continuar no caminho de reforçar nosso Polo
Moveleiro, a importância que ele tem no plano nacional e o incontestável
crescimento de nossas empresas.
O cenário econômico internacional pode beneficiar ou prejudicar a
realização da Mercomóveis 2012?
Lazaron Júnior – Como sempre, vamos focar no mercado internacional e
temos empresas com boa participação neste segmento. Não acredito que possa
prejudicar, pois temos um consistente mercado interno e em crescimento para as
empresas locais. E no âmbito internacional, ainda temos bastante para crescer.
Ao contrário dos asiáticos que estão explorando toda a sua capacidade
exportadora, temos aqui muito ainda a oferecer com soluções diferenciadas e
qualidade superior.
A Mercomóveis receberá missões comerciais do Brasil e do exterior para
incrementar as exportações e as vendas internas?
Lazaron Júnior – Sim. As comissões estão trabalhando nisto.
Postado por Matheus,
Horário: 00:50,
Data: 05/02/12,
Fonte: MB Comunicação.