Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mercomóveis 2012 mostrará a evolução da indústria de móveis do oeste de SC

Em design, materiais e processo fabril, a indústria de móveis do oeste barriga-verde evoluiu de forma acelerada nos últimos quinze anos. Realizada bienalmente desde 1998, a Mercomóveis se tornou a vitrine desse crescimento. A oitava edição da feira de móveis, programada para o período de 27 a 31 de agosto de 2012, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), será a maior e a melhor da série, de acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora, Nivaldo Lazaron Junior.
Cerca de 200 expositores mostrarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. Há expectativa de negócios na ordem de 200 milhões de reais e uma visitação de aproximadamente 20 mil compradores.
A Mercomóveis é promovida pela Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e painéis); Norton (lixas e abrasivos); Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas); Alternativa Editorial, que produz as Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores; da FIESC e apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.

Qual é, afinal, a missão da Mercomóveis?
Nivaldo Lazaron Júnior – Destacar o Polo Moveleiro do Oeste de Santa Catarina, mostrando ao Brasil e ao Mundo a importância das fábricas da região. Demonstrar, inclusive, a qualidade de nossos produtos e os ganhos através da tecnologia e design. Através da Mercomóveis podemos mostrar o potencial de nossas indústrias moveleiras e apresentar ao mercado novas empresas, com novas soluções e muita inovação, aliadas a uma conhecida competitividade. Um objetivo específico da Mercomóveis é trazer até ao evento clientes importantes de todo o Brasil e do exterior, prática que tem sido comprovada nos eventos anteriores.

Qual é o perfil do expositor típico da Mercomóveis?
Lazaron Júnior – A Mercomóveis tem um perfil interessante, pois conseguimos agregar em um mesmo evento expositores da linha de alta decoração, que inclusive participam em eventos de decoração em grandes centros, como também fábricas com reconhecimento nacional em produzir qualidade aliada à alta produtividade. Algumas estão entre as maiores empresas em seus segmentos no Brasil. A Feira é muito dinâmica. Temos expositores em móveis de chapa, madeira maciça, estofados, colchões, e outros, sempre com diferenciais para oferecer soluções variadas aos lojistas.

Quais os benefícios que tiveram com a Mercomóveis as empresas do polo moveleiro do Oeste catarinense?
Lazaron Júnior – Os benefícios são incontáveis. Podemos começar dizendo que, antes da primeira Mercomóveis, nosso Polo Moveleiro tinha pouco reconhecimento nacional. Com a realização de cada edição da feira, mais abrangente foi se tornando o mercado atingido pelas empresas da região e maior a visibilidade de cada fábrica. Com isto, fabricantes antes com pouca expressão se tornaram nacionalmente conhecidos e atingiram crescimentos espetaculares. Em sequência deste fenômeno, seguiu-se outro, que foi a implantação de novas empresas do ramo por toda a região. Hoje, somos um dos maiores e mais modernos polos moveleiros do Brasil, com tecnologia de ponta nas linhas de produção, design de última geração nos produtos e atendimento diferenciado.

A Mercomóveis se tornou referência em tecnologia e design no Brasil. É possível que, com o fortalecimento da Mercomóveis, o polo moveleiro do oeste de SC se torne também uma referência internacional?
Lazaron Júnior – Podemos ter certeza disto. A Mercomóveis é conhecida também por promover rodadas internacionais de negócios. A vinda destes clientes do exterior para a região acaba por divulgar a qualidade, a tecnologia empregada e o design que estamos desenvolvendo.

Quais os avanços constatados desde a primeira Mercomóveis e que estarão refletidos na edição 2012?
Lazaron Júnior – Cada edição de um evento de sucesso tem o compromisso de evoluir ainda mais. Assim tem sido em todas as edições. Dos cerca de 30 expositores da primeira Mercomóveis, chegamos a mais de 150 na sétima edição em 2010. Paralelamente, todos os números evoluíram na mesma proporção. Em especial, a visitação e os negócios realizados. Com a edição 2012 não será diferente: temos o compromisso, com toda nossa equipe diretora, funcionários, patrocinadores e empresas parceiras, de fazer a NOVA melhor Mercomóveis de todos os tempos, até que venha a Mercomóveis 2014.
Além do crescimento dos números, a Mercomóveis vem evoluindo para se tornar um evento ecossustentável, com uma equipe de trabalho dedicada ao nosso expositor e visitante, apta e disposta a proporcionar o melhor andamento do evento. Reforçamos e aproximamos as relações com expositores, patrocinadores e visitantes. Este conjunto de ações proporciona um clima onde os objetivos aconteçam com mais tranquilidade e a harmonia de ideias esteja presente, em prol do setor.

O polo moveleiro do Oeste Catarinense apresentou significativo crescimento nos últimos anos. A que se deve este êxito?
Lazaron Júnior – Principalmente ao empreendedorismo peculiar e reconhecido do empresário de nossa região aliado à força das pessoas que fazem cada empresa, produzindo, distribuindo, vendendo os produtos com qualidade invejável. Não poderíamos ter atingido tanto destaque nacional se não fosse a soma destas que são as grandes forças regionais. Mas a Mercomóveis tem um papel super importante pela visibilidade gerada às ações destas pessoas, conforme comentado anteriormente. Além disso, nossa região tem o trabalho peculiar de nossas entidades Amoesc e Simovale e o apoio de entidades, como o Sebrae através do APL do Polo Moveleiro do Oeste de SC, cujas ações de capacitação e qualificação foram determinantes. A relação estreita com outras entidades como FIESC, Senai, MDIC, governos municipais da região, governo estadual e federal, sempre apoiando as atitudes para o crescimento, devem ser reconhecidas.

Qual a influência que a Mercomóveis teve na modernização do design do móvel oestino?
Lazaron Júnior – Um evento desta grandeza, por si só, gera a necessidade das empresas mostrarem seus diferenciais. Esta necessidade e as atitudes individuais de cada fabricante, aliada aos projetos desenvolvidos dentro do APL Polo Moveleiro para qualificação, resultaram em um design inovador. A Mercomóveis criou um evento paralelo, o Salão Design, com a inscrição de projetos inovadores e com viabilidade produtiva, pois a maioria se tornou sucesso de vendas para as empresas que os desenvolveram.

Qual posição ganha no Brasil a Mercomóveis com previsão de 200 expositores, 25 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios?
Lazaron Júnior – Vamos continuar no caminho de reforçar nosso Polo Moveleiro, a importância que ele tem no plano nacional e o incontestável crescimento de nossas empresas.

O cenário econômico internacional pode beneficiar ou prejudicar a realização da Mercomóveis 2012?
Lazaron Júnior – Como sempre, vamos focar no mercado internacional e temos empresas com boa participação neste segmento. Não acredito que possa prejudicar, pois temos um consistente mercado interno e em crescimento para as empresas locais. E no âmbito internacional, ainda temos bastante para crescer. Ao contrário dos asiáticos que estão explorando toda a sua capacidade exportadora, temos aqui muito ainda a oferecer com soluções diferenciadas e qualidade superior.

A Mercomóveis receberá missões comerciais do Brasil e do exterior para incrementar as exportações e as vendas internas?
Lazaron Júnior – Sim. As comissões estão trabalhando nisto.


Postado por Matheus,
Horário: 00:50,
Data: 05/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

Logistique 2012

A criação de um espaço para test drive de empilhadeiras será uma das novidades da Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – Logistique 2012 – programada para o período de 23 a 26 de outubro deste ano, em Chapecó. Neste ambiente, os visitantes poderão operar os equipamentos e avaliar a experiência prática do seu funcionamento.
O coordenador geral da Logistique 2012, Leonardo Rinaldi, antecipa que, entre as estratégias e inovações para esta edição, implantará medida semelhante (test drive) para caminhões, de maneira que os clientes possam conhecer na prática as principais tecnologias do setor e comparar os diferenciais entre os modelos, além de receber informações técnicas sobre os produtos.
O coordenador realça que essa novidade será de grande importância para os gestores do setor de intralogística. Uma das primeiras empresas a disponibilizar equipamento é a Requimaq, revendedora das empilhadeiras Still em Chapecó. De acordo com o representante comercial da empresa, Rodrigo Sinski, o principal benefício da inovação será de oportunizar ao cliente conhecimento sobre as opções de equipamento, bem como o funcionamento e operacionalidade. “Com o conhecimento prático é possível aprovar a performance do equipamento. Para o comprador isso é muito importante, pois permitirá análise de expectativa e demanda”.
Com o fim do recesso de janeiro, a comercialização da Logistique foi retomada nesta semana e estão sendo fechados contratos com empresas de vários Estados. Rinaldi confirmou que está prevista a participação de 185 expositores, a expectativa de 120 milhões de reais em negócios e visitação de 15.000 compradores.
A feira ocupará o Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e funcionará das 15 às 22 horas. Será promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (SITRAN) e realizada pela Zoom Feiras & Eventos, com apoio das principais instituições do setor: ABTI, ACIC, ANFIR, ASLOG, CNT, FETRANCESC, Prefeitura de Chapecó, Sebrae/SC, Sest/Senat, Sicom, Sindipostos e Convention & Visitors Bureau.

ESTRUTURA

A Feira ocupará três pavilhões de exposição, com uma área total de 7.000m² totalmente estruturada, incluindo central de atendimento ao expositor, praça de alimentação, estacionamento e central de imprensa.
O presidente da Logistique e do SITRAN, empresário Valmor Zanella, realça que esta é a maior feira de transporte e logística e a exposição mais completa da cadeia logística para a indústria e o comércio da Região Sul do Brasil, pois inclui quatro grandes áreas: transporte, movimentação, armazenagem e comércio exterior.
O público visitante é formado por dirigentes, executivos e assessores de empresas de atacado e distribuição, grandes e pequenos varejistas, frotistas e transportadores, profissionais do segmento de logística e comércio exterior, gerentes de marketing e produção, associações e instituições e imprensa especializada.
Haverá uma programação paralela constituída por palestras técnicas, conferências e apresentação de cases do setor.
Os quatro principais grupos que estarão expondo são de transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, Bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).



Postado por Matheus,
Horário: 23:48,
Data: 04/02/12,
Fonte: MB Comunicação.

NJE entrega plano de ação ao presidente da ACIC

O Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, café de boas-vindas para marcar o início das atividades deste ano. Participaram aproximadamente 20 pessoas. Também estiveram presentes o presidente da entidade Maurício Zolet e o diretor de desenvolvimento de núcleos setoriais Francis Post.
No evento, o coordenador do Núcleo, João André Marafon, entregou ao presidente da ACIC o planejamento de ações para este ano. “A participação do dirigente da associação na primeira reunião do Núcleo foi vista com grande prestígio pelos participantes. Isso revela a ampliação da aproximação da diretoria com os núcleos setoriais, o que fortalecerá as atividades”.
Zolet destacou que serão mantidas e reforçadas as grandes campanhas, como a recuperação da rodovia BR-282, a duplicação do acesso rodoviário norte, a construção das ferrovias leste-oeste e norte-sul, a modernização do aeroporto Serafim Bertaso e a criação de um novo parque de feiras e exposições multiuso.

PLANEJAMENTO

Estão previstas edições do Bumerangue de Ideias com a presença de empresários de Chapecó e da região; edições do Fique Sabendo que são trocas de informações entre os nucleados, Feirão do Imposto, que mostra à população a carga tributária, e participação em todas as assembleias gerais ordinárias do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).
Segundo Marafon, os diferenciais de 2012 serão a missão empresarial e as palestras. “Estão previstas visitas ao Paraná ou o Rio Grande do Sul onde os jovens empreendedores conhecerão empresas e conversarão com empresários. Além disso, promoveremos palestras sobre empreendedorismo. Para isso, firmaremos parcerias com instituições de ensino superior e integraremos nucleados, empresários da ACIC e universitários”.


Postado por Matheus,
Horário: 23:17,
Data: 04/02/12,
Fonte: MB Comunicação.