Quanto mais cedo iniciar o processo de adestramento de cães, melhores serão os resultados. Caso o proprietário opte por esperar entre seis meses a um ano de idade, perderá o mais fértil período ao aprendizado do animal. O cérebro do cão novo está mais receptivo “para absorver informações e fazer associações” define a médica veterinária Lúcia Helena Franco.
São muitas as vantagens proporcionadas aos animais. A coordenadora da Escola de Adestramento Agility, Hospedagem e Day Care para Cães Dog Show cita vários exemplos. Melhora a comunicação e aumenta o controle do dono sobre o cão, gera atividade e estímulo à obediência. Determina, ainda, harmoniosa convivência com outros animais, corrige problemas de comportamento e evita a agressividade.
Além disso, cão adestrado proporciona orgulho ao dono, pelo cumprimento das tarefas a eles determinadas no dia a dia ou em eventos competitivos. Obedecendo a comandos, entendendo e respeitando limites, o animal consegue se inserir de forma harmônica no contexto em que vive.
Começar cedo
É importante que o cãozinho receba uma boa educação na infância para evitar problemas na vida adulta. Porém, isso não significa que cães adultos não possam mais ser adestrados. No entanto, Lucia reconhece que existem benefícios adicionais quando a educação é iniciada nos primeiros meses de vida.
Ensinar o filhote é mais produtivo “porque ele costuma ser mais guloso que o adulto”, compara. Essa condição facilita o adestramento por reforço positivo, que é a associação da obediência recompensada com a própria ração ou petisco. Mesmo que seja um tanto dominante “é muito raro ele deixar de obedecer em troca de brinquedo ou comida”. Isso muitas vezes pode não acontecer com cães adultos.
Outro aspecto considerado pela médica é que os proprietários de cães ficam mais empolgados e dedicados aos filhotes. Esse fato deve ser aproveitado para iniciar o adestramento e construir vínculos sólidos. A atitude garante boa convivência e todos só tem a ganhar.
Postado por Matheus,
Horário: 18:43,
Data: 21/09/12.