“Proporcionar uma visão mais profunda
da realidade com enfoque no ser”. Desta maneira o professor e instrutor Renato
de Oliveira definiu os objetivos do curso “Motivação em vendas com técnicas de
programação neurolinguística (PNL)”. A capacitação integrou aproximadamente 30
profissionais, nesta semana, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Chapecó (CDL).
De acordo com Oliveira, por natureza as
pessoas são pessimistas, o que está relacionado à evolução da espécie. Neste
contexto, a capacitação trabalha questões de valores, como por exemplo, a
autoestima, que é à base da autoconfiança. A primeira lição é compreender a
necessidade de que para estar de bem com o mundo é preciso estar consigo mesmo.
“A autoestima é um conceito positivo de
si mesmo essencial para uma vida de plenitude. Ela faz diferença na hora de
enfrentarmos problemas e principalmente na maneira como nos relacionamos, é uma
necessidade humana que contribui de maneira essencial para o processo de vida,
sendo indispensável para um desenvolvimento normal e saudável. Na ausência de
uma autoestima, o crescimento psicológico fica interditado. O amor próprio
funciona como se, na realidade, fosse o sistema imunológico da consciência”,
explicou.
Algumas atividades são fundamentais no
processo de estar em paz consigo mesmo: respeito em relação aos sentimentos (a
capacidade de dizer sim, mas também não; dosar limites entre o seu espaço e o
do outro), flexibilidade (não exigir de si o perfeccionismo, é dar o direito de
errar e recomeçar), integridade (fazer o bem para si e para o outro) e vaidade
(cuidado com sua saúde, higiene e aparência).
O curso ensina técnicas de
reprogramação do cérebro, o que influenciará a linguagem verbal e corporal, e
poderão ser utilizadas para o desenvolvimento pessoal e no aprimoramento dos
relacionamentos. Todos os dados e exemplos citados pelo professor são baseados
em pesquisas científicas, voltados a auxiliar no processo de comunicação,
convivência, atendimento, fidelização do cliente e realização dos
colaboradores.
Outro aspecto que fundamenta as
técnicas de PNL é da comunicação construtiva, baseada na importância de
aprender a ouvir e do rapport (acompanhamento). “Dentro dela está à arte de
negociação, relacionada ao fundamento principal do bom vendedor que é a ética.
O profissional que fideliza é o mesmo que vende várias vezes”, comentou.
Segundo o professor, a programação
neurolinguística pode ser comparada a uma caixa de ferramentas, cujos objetivos
são o conhecimento, desenvolvimento, transformação e mudança.
A capacitação também abordou temas como
PNL estilos e resultados em vendas, fundamentos de conquistar e fidelizar
clientes, a arte de escutar e argumentar, positividade e criatividade,
motivação e desenvolvimento pessoal. Oliveira ressaltou que o otimismo deve ser
uma mola propulsora da motivação em vendas. “Sem isso, não se alcança os
resultados. Este está interligado com a oportunidade, a preparação e a
qualificação”, complementou.
HISTÓRIA
A PNL surgiu em meados dos anos 70, nos
Estados Unidos, a partir de estudos de comunicação humana feito pelos
pesquisadores Richard Bandler (estudante de psicologia) e Jonh Grinder
(professor de linguística). A técnica se desenvolve em duas direções: a
modelagem capaz de identificar padrões de estratégias mentais de pessoas
bem-sucedidas em qualquer área e a comunicação, canal de interação entre as
pessoas e o mundo, que compreende padrões específicos.
Postado por Matheus,
Horário: 21:21,
Data: 31/10/12.