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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Otimismo como mola propulsora da motivação em vendas

“Proporcionar uma visão mais profunda da realidade com enfoque no ser”. Desta maneira o professor e instrutor Renato de Oliveira definiu os objetivos do curso “Motivação em vendas com técnicas de programação neurolinguística (PNL)”. A capacitação integrou aproximadamente 30 profissionais, nesta semana, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL).
De acordo com Oliveira, por natureza as pessoas são pessimistas, o que está relacionado à evolução da espécie. Neste contexto, a capacitação trabalha questões de valores, como por exemplo, a autoestima, que é à base da autoconfiança. A primeira lição é compreender a necessidade de que para estar de bem com o mundo é preciso estar consigo mesmo.
“A autoestima é um conceito positivo de si mesmo essencial para uma vida de plenitude. Ela faz diferença na hora de enfrentarmos problemas e principalmente na maneira como nos relacionamos, é uma necessidade humana que contribui de maneira essencial para o processo de vida, sendo indispensável para um desenvolvimento normal e saudável. Na ausência de uma autoestima, o crescimento psicológico fica interditado. O amor próprio funciona como se, na realidade, fosse o sistema imunológico da consciência”, explicou.
Algumas atividades são fundamentais no processo de estar em paz consigo mesmo: respeito em relação aos sentimentos (a capacidade de dizer sim, mas também não; dosar limites entre o seu espaço e o do outro), flexibilidade (não exigir de si o perfeccionismo, é dar o direito de errar e recomeçar), integridade (fazer o bem para si e para o outro) e vaidade (cuidado com sua saúde, higiene e aparência).
O curso ensina técnicas de reprogramação do cérebro, o que influenciará a linguagem verbal e corporal, e poderão ser utilizadas para o desenvolvimento pessoal e no aprimoramento dos relacionamentos. Todos os dados e exemplos citados pelo professor são baseados em pesquisas científicas, voltados a auxiliar no processo de comunicação, convivência, atendimento, fidelização do cliente e realização dos colaboradores.
Outro aspecto que fundamenta as técnicas de PNL é da comunicação construtiva, baseada na importância de aprender a ouvir e do rapport (acompanhamento). “Dentro dela está à arte de negociação, relacionada ao fundamento principal do bom vendedor que é a ética. O profissional que fideliza é o mesmo que vende várias vezes”, comentou.
Segundo o professor, a programação neurolinguística pode ser comparada a uma caixa de ferramentas, cujos objetivos são o conhecimento, desenvolvimento, transformação e mudança.
A capacitação também abordou temas como PNL estilos e resultados em vendas, fundamentos de conquistar e fidelizar clientes, a arte de escutar e argumentar, positividade e criatividade, motivação e desenvolvimento pessoal. Oliveira ressaltou que o otimismo deve ser uma mola propulsora da motivação em vendas. “Sem isso, não se alcança os resultados. Este está interligado com a oportunidade, a preparação e a qualificação”, complementou.

HISTÓRIA

A PNL surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir de estudos de comunicação humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler (estudante de psicologia) e Jonh Grinder (professor de linguística). A técnica se desenvolve em duas direções: a modelagem capaz de identificar padrões de estratégias mentais de pessoas bem-sucedidas em qualquer área e a comunicação, canal de interação entre as pessoas e o mundo, que compreende padrões específicos.


Postado por Matheus,
Horário: 21:21,
Data: 31/10/12.

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