O Sicom tem
implementado, nos últimos cinco anos, uma gestão focada na excelência,
reformulando seu planejamento e consolidando seus processos e políticas de
conduta, para o melhor atendimento ao associado e a solidificação da gestão
profissionalizada. Para isso, tem buscado constantemente novos indicadores,
novas experiências positivas e modelos de ações que já foram aplicadas e que
surtiram resultados positivos nas instituições similares. Pela semelhança de
porte, estratégias e gestão em relação ao Sindicato dos Lojistas do Comércio de
Porto Alegre e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul – ambos denominados
Sindilojas, o Sicom optou por visitar essas duas instituições. Nessa missão,
foi representado pelo diretor Executivo, Eduardo José Perone, e pelas
coordenadoras da Unisicom, Carmen Roratto, e de Apoio Institucional e
Administrativo, Eliane Bonato.
“Há muito tempo
queríamos fazer essas visitas de benchmark, mas com a ascensão ao nível II do
Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) priorizamos isso neste ano”,
destaca o diretor Executivo. Nos contatos houve troca de experiências para o
Segs. A Fecomércio-SC auxiliou e acompanhou a visita. “Temos muitas práticas
similares com esses sindicatos, mas trouxemos importantes exemplos de práticas
melhores, principalmente na gestão de processos. Deixamos algumas práticas como
exemplos, entre elas a Universidade Corporativa do Comércio (Unisicom),
produtos que são oferecidos, pesquisas realizadas e relações de trabalho”,
indica.
O Sistema de
Excelência em Gestão Sindical foi criado pela Confederação Nacional do Comércio
de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É um programa que incentiva o
desenvolvimento da excelência na gestão das federações e sindicatos, por meio
de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).
Postado por Matheus,
Horário: 01:00,
Data: 17/07/12.