Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Editora da Unochapecó participa de feira internacional do livro

A Editora Argos, da Unochapecó, participa da 25ª edição da Feira do Livro de Bogotá, um dos maiores eventos culturais e editoriais da Colômbia. O evento iniciou na quarta-feira, 18 de abril, e prosseguirá até 1 de maio, com o Brasil como país homenageado neste ano. 
O coordenador da editora, professor Dirceu Luiz Hermes, diz que esta é uma oportunidade para promover a “internacionalização da universidade através do livro”. A Argos está presente em dois estandes, um da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), onde as obras estão expostas, e no espaço Livraria, organizado pelo Fondo de Cultura Económica do México, que faz a comercialização das obras brasileiras. 
Criada em 1988, a Feira do Livro de Bogotá reúne editores, livrarias, escritores e profissionais da área de Letras de todo o continente Americano. Na edição atual, são mais de 500 expositores e 120 mil títulos, comercializados em 58 mil m² de feira.

Encontro nacional

Na última semana, a Editora Argos participou da reunião anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. O encontro da Abeu foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e contou com a presença de 102 representantes de editoras universitárias de todo o país. 
A atividade buscou, junto às editoras, conhecer o mercado editorial nacional, que está em crescimento, e estabelecer estratégias para que as editoras universitárias possam compartilhar os conhecimentos produzidos no universo acadêmico através da publicação de títulos. Segundo o coordenador da Argos, o próximo desafio é iniciar a produção de livros digitais. “A Argos já vem se organizando para, ainda neste ano, lançar as primeiras edições do e-book, ou livro digital”, afirma Hermes.
No encontro de Brasília, ficou acordada a publicação da Coleção Abeu-Sul, que irá reunir obras produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu, organizadas por três editores, dentre eles o coordenador da Argos/Unochapecó.


Postado por Matheus,
Horário: 22:18,
Data: 19/04/12,
Fonte: Extra Comunica.

Acesso à prática esportiva e desenvolvimento social

A prática esportiva como instrumento de educação oportuniza o desenvolvimento de crianças e adolescentes e contribui para a formação da cidadania, além de representar um importante estímulo para ocupar a mente e ter qualidade de vida. Pensando dessa forma, a Unimed Chapecó criou o Esporte Comunitário. O projeto oportuniza o acesso à prática de handebol, com foco na inclusão social, e atende 100 crianças de 9 a 12 anos das escolas Jardim do Lago e Fedelino Machado dos Santos.
Neste ano, o Esporte Comunitário está vinculado ao Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Chapecó. Além do poder público municipal, são parceiros o Sest/Senat, Associação Amigos do Handebol e Sesc.
Os treinos são realizados nas quartas-feiras das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30 pelos educadores físicos da Secretaria Municipal de Esportes Mauro Johann e Wanderlei Sedálio. “A prática esportiva estimula o desenvolvimento humano, social e desenvolve competências psicomotoras. Além disso, projetos desta natureza representam perspectivas para quem pretende se tornar um atleta no futuro”, realça Johann. 
O educador físico destaca ainda que o material para a prática das atividades é de primeira linha, o que contribui para a realização de treinos com maior qualidade. 
A assistente social da cooperativa médica, Juciele Wrublewski, explica que além da prática do handebol serão trabalhados temas como: cidadania, campanha anticorrupção, alimentação saudável, comportamento e higiene pessoal, além de palestra de saúde preventiva para os pais. As crianças também participarão da 6ª Rústica Unimed e terão festa de confraternização no fim do ano.
Os critérios de inclusão no projeto são notas escolares acima de 7,0, bom comportamento e interesse pela modalidade. Também é feito levantamento sobre o cartão de vacinas.


Postado por Matheus,
Horário: 22:09,
Data: 19/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Travesti é encontrado morto

Um mistério estava intrigando a sociedade chapecoense. Na madrugada de sábado, dia 14, o travesti Jacson Souza Neves, que fazia programa, saiu acompanhado de dois homens. Depois disso, o mesmo desapareceu, não atendendo as ligações que foram feitas pela família. 
Na tarde desta quinta-feira, através de denúncias da comunidade, o corpo foi encontrado na Linha Água Amarela, em Chapecó. 
Pela manhã, a Polícia Militar encontrou o automóvel de Neves, um Golf com placas de Cascavel-PR, próximo a SC 459, que dá acesso ao município de Guatambu. 
O Instituto Médico Legal foi acionado. A Polícia Civil está buscando imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os acompanhantes da vítima.


Postado por Matheus,
Horário: 22:01,
Data: 19/04/12.

Fidelização do cliente depende do atendimento

A qualidade no atendimento é, hoje, uma questão de sobrevivência. Implica em buscar a melhoria constante e permanentemente e, principalmente, deixar o cliente sempre satisfeito, para que permaneça fiel à empresa. Essa é a avaliação da consultora Janaina Seibert ao ministrar o curso “Atendimento de Excelência”, nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
O curso ganhou duas edições devido à alta procura dos profissionais que atuam em indústrias, comércio e na prestação de serviço. Dividido em cinco módulos, abordou situações enfrentadas diariamente nas empresas: da qualidade a excelência no atendimento, a importância do cliente, os diferentes tipos de clientes e como atendê-los, a importância da comunicação no atendimento e atendendo clientes irritados.
Com mais de dez anos de experiência em gestão empresarial, a instrutora, especialista em Gestão Estratégica e Tecnologia em Marketing, assinalou que o conceito de excelência envolve o entendimento das necessidades de cada cliente, e a primeira delas é ser bem atendido, mesmo que ele não tenha plena consciência disso.
“Um atendimento de excelência exige que o profissional seja bom ouvinte, saiba se comunicar, seja humilde, empático, seguro, atencioso, prestativo, eficiente etc., ou seja, exige habilidades em entender, em respeitar e em falar com o outro”, explicou Janaina.
A palestrante expôs que, em média, as empresas ouvem reclamações de 4% de seus clientes insatisfeitos. Dos 96% que não se dão ao trabalho de reclamar, 25% têm problemas sérios. A minoria que reclama tem maior probabilidade de ficar com a empresa que os que não reclamam. “Um cliente compartilha o problema com 10 a 20 pessoas, mas o cliente que tem seu problema resolvido por uma empresa falará com, no máximo, cinco pessoas sobre o tratamento”, acrescentou.
Outro segredo para chegar ao atendimento de excelência, segundo Janaina, é conhecer o perfil dos clientes. “Cada pessoa tem características psicológicas que a faz comportar-se de maneira distinta. Adaptar-se ao perfil do cliente é uma das maneiras mais fáceis de se aproximar dele e torná-lo fiel à empresa, garantindo que o empreendimento se mantenha firme e forte no mercado”, observou.
“As empresas que se empenham verdadeiramente em atender bem, prestando serviços de alta qualidade, obtêm melhores resultados. Fidelizando os clientes, conseguem atingir suas metas e ampliar seus negócios”, finalizou.
A responsável pelo setor de Treinamentos e Gestão da Qualidade da ACIC, Josiane Scheffer, ressaltou que o curso representou uma oportunidade para os profissionais compreenderem que qualidade no atendimento não é mais um diferencial nas empresas, mas uma obrigação de quem busca crescer no mercado.
                                        

Postado por Matheus,
Horário: 21:39,
Data: 19/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

CDL Emprego: mais agilidade nas contratações

Praticidade, fácil acesso, processo dinâmico e transparente são algumas vantagens oferecidas pelo novo sistema da CDL Empregos, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó. Em abril, na primeira quinzena foram abertas 41 vagas e a ferramenta possibilitou a efetivação de 11 contratações, com expectativa de chegar a 20 até o final do mês. A novidade entrou em operação no final de março. No período, ofereceu 30 vagas, efetuou seis contratações e mais de 330 currículos foram cadastrados.
O serviço auxilia as empresas associadas no recrutamento e seleção de profissionais qualificados adequando o perfil profissional, psicológico e comportamental, de acordo com as necessidades das organizações, além de disponibilizar suporte aos trabalhadores.
Segundo a coordenadora da CDL Empregos, Aline Borges Schoeninger, o novo sistema realiza todo o processo de seleção dos currículos com base nos dados do candidato, como escolaridade e experiência, conforme o perfil exigido pela vaga. O modelo de currículo também permite cadastrar todas as informações do candidato, a exemplo de laudos e pareceres psicológicos. “Com essa pré-seleção o processo de triagem é dinamizado e informatizado”, complementou.
Outra novidade é de que o lojista pode cadastrar a vaga direto no site. Antes o empresário deveria entrar em contato e solicitar uma ficha cadastral. Atualmente, basta solicitar login e senha. Com essa mudança, o empregador pode visualizar a quantidade de cadastros que são separados por vagas. Porém, não há acesso aos currículos, para manter o sigilo das informações e o processo fidedigno.
Aline explica que através da ferramenta o candidato também fica informado sobre as etapas de seleção e pode recuperar a senha, o que não acontecia no sistema anterior. O site também possibilita a inclusão de informações e notícias, pois todo o layout foi remodelado. 
O custo à empresa interessada é de R$ 30 por todo o processo e para o candidato é gratuito. Aline orienta aos profissionais que tinham cadastro no sistema antigo para que efetuem nova inscrição do currículo. “A gestão do processo seletivo melhorou 80% porque permite dados e estatísticas que antes eram feitas por outras ferramentas”, complementou.       
As vagas disponíveis podem ser visualizadas no site www.cdlempregoschapeco.com.br. Mais informações pelo telefone 3319-4300 ou pelo e-mail vagas@cdlempregoschapeco.com.br.

PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção inicia com entrevista feita por uma psicóloga que encaminhará à empresa somente os candidatos aprovados. Esta profissional faz o parecer do candidato, identificando as potencialidades do inscrito para encontrar o perfil mais adequado à vaga.           
De acordo com Aline, o processo de seleção é uma ferramenta estratégica nas empresas. Afinal, fornece subsídios para o contratante escolher os candidatos, identificando características profissionais e pessoais, habilidades e comportamentos. A medida otimiza tempo para o empresário que recebe o parecer pronto. “A admissão mal feita custará mais para a empresa do que um processo seletivo”, argumentou a coordenadora da CDL Empregos.


Postado por Matheus,
Horário: 21:16,
Data: 19/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Jogou bem, mas não conseguiu avançar na Copa do Brasil

A Chapecoense perdeu para o Cruzeiro pelo placar de 4 a 1. O jogo aconteceu em Sete Lagoas, Minas Gerais. Com a derrota, o verdão está desclassificado da Copa do Brasil. Na tarde desta quinta-feira, dia 19, a delegação viajou para Florianópolis, onde enfrenta no Domingo, às 18h00, o Avaí. A partida é uma das semifinais do Campeonato Catarinense.


Postado por Matheus,
Horário: 20:40,
Data: 19/04/12.

Prefeitura revitaliza acesso ao Distrito de Marechal Bormann

A Rua Vicente Costa, principal acesso ao Distrito de Marechal Bormann, foi totalmente revitalizada pela Administração Municipal. A via recebeu diversos serviços, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade no local, garantindo mais segurança aos motoristas e pedestres. O serviço, realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, foi concluído nesta quinta-feira (19).
Dentre as ações desenvolvidas esteve o recapeamento de toda a malha asfáltica da rua, em uma extensão aproximada de 500 metros. Além disso, foi realizada toda a drenagem da via, colocação de meio-fio, pintura e sinalização das faixas da pista e de lombadas. A iluminação também está sendo substituída. O investimento da Prefeitura de Chapecó foi de R$ 82 mil.
“A revitalização da Rua Vicente Costa era uma necessidade, pois o asfalto existente era muito antigo. Investir em infraestrutura é também melhorar a vida do cidadão, trazendo mais comodidade, segurança e qualidade de vida aos moradores”, destaca o Prefeito José Caramori.

Mais investimentos

Na última semana a Administração Municipal esteve no Distrito de Marechal Bormann anunciando a realização de outros investimentos para a localidade. Na reunião com moradores foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início imediato da edificação de uma ponte, a ser construída sobre o Lajeado Carneiro, na comunidade de Serraria Reatto. Também foram entregues novas máquinas para realizar os serviços competentes à Superintendência Sul.
Desde 2009 várias obras, serviços e melhorias vêm sendo realizados no Distrito de Marechal Bormann, como a construção de mais de 100 casas populares; promoção da regularização fundiária de 470 famílias; pavimentação com pedras irregulares; ginásio de esportes e Centro de Educação Infantil Municipal. Os investimentos, por parte da Administração Municipal, são superiores a R$ 6 milhões.



Postado por Matheus,
Horário: 20:16,
Data: 19/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Escolas Municipais comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil

Na quarta-feira, dia 18, diversas escolas da rede municipal de ensino de Chapecó realizaram atividades culturais e lúdicas para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi instituída em função do nascimento de um dos maiores escritores de livros infantis do país, Monteiro Lobato.
A Escola Básica Municipal Rui Barbosa, no bairro Jardim Itália, já desenvolve há anos o Projeto “Hora da Leitura”. Para marcar este dia festivo, contou com a participação de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e de outros clássicos. Na abertura do evento, foi ressaltada a importância da leitura e da criação do Dia do Livro e relatado os momentos da vida e obras de Lobato. Na sequência, cada aluno escolheu um livro e durante uma aula realizaram o momento da leitura. Houve o envolvimento de toda comunidade escolar.
Também comemoraram o Dia do Livro de forma especial, os alunos do CEIM do Comércio. Aproximadamente 200 crianças, alunos do berçário, maternal e pré-escolar participaram do Momento Lúdico. Esteve presente a escritora chapecoense Dinara Tessari.
Segundo a Secretária de Educação Sueli Suttili, “momentos como esses acontecem diariamente nas Escolas do Município e são de importância fundamental, pois estimulam nos alunos o gosto e o hábito pela leitura; além de ampliar o conhecimento e o vocabulário, facilitando à escrita e a interpretação de textos”, destaca.



Postado por Matheus,
Horário: 20:04,
Data: 19/04/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.