Brasil Telecom S/A aparece em primeiro lugar.
Nesta terça-feira, dia 12, a lista das
empresas com maior número de reclamações em 2012 foi divulgada pelo Procon de
Chapecó. Conforme relatório apresentado pela coordenadora do Órgão de
Defesa do Consumidor, Inajara Antonini, as áreas que lideram o cadastro são a
telefonia, operadoras financeiras e promoção de eventos. Em primeiro lugar
aparece a Brasil Telecom S/A – Oi; em segundo a BV Financeira; seguido da
Absolut Promoções e Eventos LTDA. ME.; Claro S/A e Banco Bradesco S/A.
Os dados mostram, ainda, que em 2012
houve um aumento significativo no número de casos resolvidos de forma imediata,
sem abertura de reclamação. Segundo a coordenadora, foram contabilizados 19.966
atendimentos. Destes, somente 2.015 originaram processos administrativos.
“Cerca de 90% dos casos foram resolvidos em conversas preliminares entre
empresa e consumidor”, explica.
Outra ação desenvolvida foi o Mutirão
da Conciliação, tendo como objetivo a renegociação de dívidas. No período entre
19 e 30 de novembro acabaram sendo firmados 42 acordos. Além disso, foram
realizadas 993 audiências conciliatórias. Dessas, 547 obtiveram resultados
satisfatórios.
Para Inajara Antonini, o cadastro se
consolida como uma ferramenta de informação e suporte aos consumidores. “Uma
iniciativa que visa à solução de problemas e conflitos que afetam diariamente
os consumidores chapecoenses”, conclui.
No relatório completo divulgado constam
todas as empresas que apresentaram algum procedimento administrativo instaurado entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. O
cadastro está disponível na sede do Procon e no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br).
Postado por Matheus,
Horário: 22:59,
Data: 12/03/13,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Chapecó.