Depois de cinco anos de negociação, a China deve iniciar a importação de carne suína, diretamente das agroindústrias brasileiras. A Cooperativa Central Aurora com matriz em Chapecó, é uma das três empresas aprovadas pelo governo chinês para importação. O presidente da Aurora, Mario Lanznaster, disse que a notícia é boa, porém, ele fez uma boa ressalva de que isso não ocorrerá imediatamente. O atual plantel do Brasil é de 33,5 milhões de cabeças de suínos.
Com esse acordo firmado, as exportações ocorreram de maneira direta entre Brasil e China, sendo que atualmente a China consome a carne suína brasileira através das importações de Hong Kong que repassa a carne para a China. Santa Catarina dentro do cenário nacional, produz 750 mil toneladas e exporta 170 mil toneladas de carnes suínas, já o Brasil, exporta 600 mil toneladas. As outras duas cooperativas classificadas foram: a Cotrijuí(RS), e a Rio Verde (GO).
O Brasil entrará em um país com renda emergente, que aumentará o consumo de carne progressivamente nas próximas décadas. Essa notícia foi recebida com muito entusiasmo por parte dos produtores de suínos, pois a partir de agora as perspectivas de futuro no setor começaram a melhorar, sendo que várias foram as vezes que o setor enfrentou sérias crises.
Postado por Matheus,
Horário:22:18,
Data:12/04/11.