Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 8 de março de 2013

“Dia D”: oportunidade de compra e lazer no comércio de Chapecó

Datas tradicionais atrairão consumidores para as lojas.


Os homens que não tiveram tempo de comprar um presente, homenagear ou demonstrar admiração e agradecimento às mulheres que fazem parte de sua vida, podem aproveitar este sábado (9), “Dia D”, com horário de atendimento ampliado nos estabelecimentos comerciais de Chapecó.
Flores, cosméticos, perfumes, joias, confecções, calçados e pacotes de estética devem ser os presentes mais procurados. “O Dia Internacional da Mulher é uma data tradicional, visto que todos procuram demonstrar, através de presentes e homenagens, a admiração e o agradecimento. Isso eleva o otimismo e a confiança dos lojistas de Chapecó, principalmente, porque é a primeira do ano com apelo comercial”, observa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Gilberto João Badalotti.
Além de compras, o “Dia D” representa comodidade e diversão aos consumidores de toda a região. Essa população movimenta outros segmentos como restaurantes, hotéis, lanchonetes, cafeterias, entre outros.

PÁSCOA

Alguns consumidores aproveitarão o horário ampliado dos estabelecimentos comerciais para pesquisar os preços de presente e de ovos de chocolate para a Páscoa, celebrada em 31 de março.
De acordo com o dirigente lojista, todos os setores do comércio têm ampliação de vendas para a Páscoa. “As famílias aproveitam para se reunir, trocar presentes e fazer compras de artigos da estação que se aproxima”.


Postado por Matheus,
Horário: 21:47,
Data: 08/03/13,
Fonte: MB Comunicação.

Sicom entrega documento ao presidente da Câmara de Vereadores

Liberdade de funcionamento do comércio em termos de horário é um dos assuntos que ele aborda.


Um conjunto de indicativos com reivindicações da classe empresarial foi entregue pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) ao presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Sander. O documento apresenta uma série de posicionamentos da entidade que representa as empresas do comércio sobre assuntos que podem ter a atuação do Legislativo Municipal.
O presidente do Sicom, Ivalberto Tozzo, destacou que a pauta simboliza necessidades de todos. Já o presidente do legislativo disse que será feita leitura em sessão da Câmara, que, segundo ele, tem agido em seu papel “com a visão do interesse coletivo”. 
O documento trata da liberdade de funcionamento do comércio em termos de horário, cobrança da taxa de iluminação pública e reformulação do plano diretor. Outro item aborda a necessidade de implementação de um plano de mobilidade urbana, com investimentos pesados na construção de corredores de ônibus, ciclovias e engenharia de tráfego moderna, para um cenário futuro e não somente emergencial para conter os problemas imediatos. 

INFRAESTRUTURA E INFORMALIDADE 

As proposições também incluem a criação de políticas públicas voltadas ao incentivo fiscal, com o Programa de Desenvolvimento do Comércio de Chapecó (Prodecc), onde as empresas já constituídas poderiam buscar recursos e maximizar sua capacidade competitiva, a manutenção dos projetos de revitalização de espaços e logradouros, o combate ao comércio informal além da criação do Conselho Municipal de Combate à Pirataria.


Postado por Matheus,
Horário: 20:04,
Data: 08/03/13,
Fonte: Extra Comunica.

Metamorfose ambulante

Recebemos esta coluna através do e-mail do Blog Notícias de Chapecó. Ela foi escrita por Edivan Júnior Pommerening.


O visionário Antônio de Loureiro Gil (escritor contábil) há uma década já alertava para a necessidade de o profissional do futuro ser especialista numa área, mas polivalente em conhecimento. Uma peculiaridade da globalização, essa característica exige uma visão holístico-sistêmica das pessoas que nela estão inseridas. Um dos pré-requisitos para angariar este tipo de visão é a busca constante pelo saber.
“A leitura continuada e multidisciplinar aumenta nosso poder de interpretação dos atos e fatos”. Certamente já ouvimos essa expressão dezenas de vezes, mas será que a praticamos? Aliás, quantos livros nós lemos (de fio a pavio) nos últimos seis meses? Utilizamos a internet para nos informar? Os programas de televisão que assistimos agregam conhecimento? Ficamos indignados se não aprendemos algo novo todos os dias?
Quando lemos ampliamos nosso vocabulário, e os novos vocábulos facilitam e enriquecem nossa comunicação falada e escrita. Vez ou outra o leitor/ouvinte sentirá a necessidade de consultar um dicionário, e isso é bom, pois desta forma a linguagem se desenvolve em cadeia. O inesquecível Renato Russo, filósofo brasileiro disfarçado de músico, afirmava oportunamente: “sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?”.
Não podemos nos deixar persuadir por conceitos defendidos inadvertidamente como pétreos. Nada é para sempre, tudo pode ser repaginado através dos tempos. A evolução em parceria com um conhecimento elástico permite a quebra de paradigmas até então considerados dogmas pela humanidade. Remontamos Raul Seixas, que cantava: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
Qual é a melhor hora para voltarmos aos bancos de uma sala de aula? Agora! Embora a academia seja um subterfúgio para que estudemos, pois cada um poderia estudar em sua própria casa (autodidata) e chegar ao mesmo escalão de quem tem um diploma universitário, economizando uma cifra considerável. Mas, se o autodidatismo requer muita disciplina, então voltemos imediatamente.
A sabedoria é o melhor remédio para as mazelas do comportamento humano. O povo brasileiro, especialmente, precisa agir com mais sabedoria. Equivocadamente esperamos atitudes dos nossos governantes quando elas devem partir de nós. Sejamos pró-ativos. Vamos ler mais livros, jornais, revistas, impressos ou digitais, mas que ampliem a abrangência do nosso saber, para que possamos ver o mundo sob outro prisma e fugir do vazio intelectual que nos assombra.


Postado por Matheus,
Horário: 18:27,
Data: 08/03/13.