Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prefeitura apresenta ações desenvolvidas nas aldeias indígenas

        As atividades realizadas com as comunidades indígenas pela Prefeitura de Chapecó em 2011, foram apresentadas nesta quarta-feira (07) em uma reunião de trabalho. O evento contou com a presença de integrantes das Aldeias Condá e Toldo Chimbangue, além de servidores municipais, representantes de entidades e segmentos ligados aos indígenas e da Procuradoria do Trabalho de Chapecó, parceira em diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura.
       No evento, além de apresentados os trabalhos desenvolvidos, a Fundação de Ação Social e as Secretarias de Agricultura e Serviços Rurais, Educação e Saúde; destacaram as ações previstas para melhorar e ampliar o atendimento às aldeias em 2012. O primeiro passo foi a criação da Gerência de Assuntos Indígenas, que passa a fazer parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais. A gerente Alexandra Paliano foi empossada junto com a equipe de trabalho durante o evento nesta quarta-feira.
       Para o Prefeito de Chapecó, José Caramori, as ações nas comunidades indígenas estão em constante avanço e devem ser aprimoradas através da Gerência específica para esta área. “Queremos reforçar o trabalho desenvolvido nas aldeias no sentido de gerar oportunidades aos indígenas, desde melhorias na infraestrutura, até ações de qualificação profissional e geração de trabalho e renda. Nosso Governo quer proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias. Temos este compromisso e buscamos fazer a nossa parte”, destacou.




Postado por Matheus,
Horário: 00:34,
Data: 08/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Condomínios precisam se adequar às normas de certificação digital


Administrar um condomínio é uma tarefa que exige dedicação, paciência e competência. Além de gerenciar contas, cuidar do patrimônio, segurança e bem-estar dos moradores, o síndico também precisa estar atento às mudanças na legislação que envolve o mercado imobiliário. Uma delas, criada neste ano, obriga todos os condomínios a providenciarem a certificação digital. “A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2012 e, por isso, é fundamental que todos os que ainda não se adequaram a esta legislação aproveitem estes últimos dias para regularizar a situação”, salienta o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Armelindo Carraro.
A certificação digital é uma espécie de chave eletrônica usada por empresas e contadores para ter acesso ao Conectividade Social, um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado gratuitamente às empresas. Através do portal, é possível transmitir dados referentes ao registro de trabalhadores para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), além de enviar informações ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).
O dirigente explica que o processo é relativamente simples, mas demanda tempo, pois exige a apresentação de diversos documentos do condomínio e do síndico. “Nessa época do ano é comum as pessoas pensarem em férias e festas de comemoração. Porém, quem não providenciar o certificado até o último dia do ano terá sérios problemas para enviar dados ao sistema e pode sofrer processos trabalhistas e multas da Justiça do Trabalho”, enfatiza.
Para fazer o procedimento, a administradora deve procurar as autoridades certificadas (AC) credenciadas pela Receita Federal. O preço do certificado varia conforme o modelo, a mídia utilizada (link para baixar programa no computador, cartão ou token) e o prazo de validade, que pode ser de 1 ou 3 anos.
“O novo procedimento trará mais segurança e agilidade, além de ser fácil de acessar”, observa Carraro. A maior dificuldade é providenciar a lista extensa de documentos, pois é preciso ter em mãos instituição, especificação, convenção e cartão de CNPJ do condomínio, ata de eleição do síndico, além de RG, CPF e comprovante de residência do síndico.
“Mesmo o condomínio que não possui funcionários contratados precisa obter o certificado para ter acesso ao portal da Conectividade Social”, complementa o presidente do Secovi/Oeste. Além disso, os condomínios que não tiverem a convenção registrada no RGI, por exemplo, podem apresentar a escritura registrada de um dos proprietários que assina a ata de eleição do síndico. “O importante é comprovar que aquele condomínio existe realmente”.

Postado por Matheus,
Horário: 23:57,
Data: 07/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Comissão organizadora discute encaminhamentos sobre a Feira Metalmecânica 2012

     Membros da comissão organizadora da Feira Metalmecânica + Corte e Conformação, que será realizada em Chapecó de 10 a 13 de julho 2012, estiveram reunidos nesta quarta-feira. Os principais temas discutidos foram quanto à comercialização, divulgação e estrutura dos pavilhões onde ocorrerá o evento, no Parque de Exposições Tancredo Neves. 
    Com promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), a Feira Metalmecânica substitui a Metalplast (Feira de Metalmecânica e Plásticos), realizada em quatro edições em 2004, 2005, 2008 e 2010. Tem o patrocínio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), governo do Estado, Sebrae e Caixa Econômica Federal e o apoio da Prefeitura de Chapecó, da Sociedade Educacional do Oeste de Santa Catarina (Socioeste), do Chapecó e Região Convention Bureau, da Ajorpeme e da Bolsa de Negócios e Subcontratação de Santa Catarina. A organização é da Euro Feiras de Negócios, de Joinville. 
    Conforme o coordenador da feira, empresário Bento Zanoni, a reunião teve como finalidade delinear algumas ações, especialmente quanto à comercialização. Acrescenta que já estão confirmadas importantes indústrias do setor metalmecânico nacional e a partir de janeiro será buscada a presença de outros fornecedores do setor.
      O diretor da Euro Feiras, Walter Khairalla, indicou que a feira que ocorrerá em Chapecó já teve divulgação em importantes eventos do segmento e tem preço compatível para os expositores. Entre os eventos onde foi promovida, estão a Feimafe, a Corte e Conformação, a Fiee e a Isa Show, em São Paulo, a Expomac e a Biotecfer, em Curitiba, a Mercopar e a Plastec, em Caxias do Sul, a Intermach e a Power Grid, em Joinville, e a Manutenção e Equipamentos Industriais, em Blumenau.


Postado por Matheus,
Horário: 23:40,
Data: 07/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

Cesta básica registra queda em Chapecó

      A cesta básica sofreu redução em Chapecó de 3,07% e seu valor passou de R$ 189,51, registrados em outubro, para R$ 183,69 em novembro. Mesmo assim, se comparado o valor da cesta básica de novembro de 2010 com o custo no mês passado, o consumidor paga R$ 10,39 mais caro por uma cesta básica. 
     Conforme o professor Guilherme de Oliveira, coordenador da pesquisa da cesta básica, realizada pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, esse aumento de um ano para o outro é considerado normal. 
     No mês de novembro, dos 13 produtos que compõem a cesta básica, os responsáveis pela queda registrada em novembro foram: o tomate, que apresentou redução de 19,58%; banana caturra, 11,03; batata inglesa, 9,56%; açúcar, 1,50%; e a farinha de trigo, em 1,18%. A causa da queda nesses produtos é que eles estão no momento de safra, quando há mais oferta. 
     Considerando o salário mínimo de R$ 545,00, o gasto com os 13 produtos da cesta básica passou a representar 33,70% dessa remuneração. Já considerando o salário mínimo líquido de R$ 501,04 (descontado 8,00% da Previdência Social) essa participação é de 36,64%.
     O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó acompanha, desde 1994, a variação do custo da Cesta Básica. O levantamento realizado baseia-se na composição dos principais alimentos definidos pelo decreto-lei 399/1938, onde estão previstos os produtos e as quantidades ideais que um trabalhador deve consumir. A coleta de preços é realizada em 10 supermercados da cidade. 


Cesto de produtos básicos 


     Outro levantamento realizado pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó é do custo do cesto de 57 produtos básicos. No mês de novembro, o custo do cesto de produtos básicos apresentou redução média de 0,53%. O valor para sua aquisição ficou em R$ 769,14.
     O cesto de produtos básicos considera famílias que residem em Chapecó e ganham de um a cinco salários mínimos. É composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, além de produtos de higiene e materiais de limpeza, bem como os itens diversos.


Postado por Matheus,
Horário: 23:25,
Data: 07/12/11,
Fonte: Extra Comunica.

ACIC disponibiliza à sociedade aparelho de videoconferência


A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) estabeleceu parceria com o Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e a Unochapecó para disponibilizar aparelho de videoconferência à comunidade.
O equipamento Polycom é de propriedade da ACIC e permite a realização de reuniões ou treinamentos a distância com a possibilidade de enviar e receber imagens e sons das pessoas presentes e participantes remotos caso tenham aparelho compatível com qualidade excelente.
O Polycom requer bom link de internet e exige conhecimento para sua instalação e configuração para um bom funcionamento, por isso será utilizado com a infraestrutura de internet da Unochapecó e o DEATEC será responsável por manusear e gerenciar sua utilização.
De acordo com o presidente da ACIC, João Carlos Stakonski, “aproveitar a competência do DEATEC e a internet da Unochapecó foram fatores importantes para colocar novamente em funcionamento um aparelho que pode beneficiar todos os nossos associados”. Além disso, a grande maioria das principais associações comerciais e universidades do país possuem equipamentos compatíveis e também disponibilizam salas preparadas para este fim.
Para complementar o serviço, o DEATEC adquiriu um televisor de 42 polegadas que será utilizado juntamente com o equipamento de videoconferência. O presidente do DEATEC, Francis Marcel Post, justifica que “diminuir custos com deslocamento e dinamizar o tempo são os principais benefícios em utilizar o equipamento. Muitos empresários atualmente precisam se descolar por longas distâncias, muitas vezes, para   promoverem reuniões de curta duração que podem ser feitas agora através deste serviço”.

UTILIZAÇÃO

O serviço será oferecido durante o horário de expediente da DEATEC que é nas segundas e terças-feiras das 7h30 às 12 horas e nas quartas, quintas e sextas-feiras das 13h30 às 18 horas, mediante prévio agendamento.
O valor definido é de R$ 100 para associados ACIC, DEATEC e Unochapecó e R$ 200 para os demais interessados. Porém, o valor é por período não sendo fracionado. O interessado também deve verificar a compatibilidade do equipamento que será utilizado pelo outro participante da reunião.


Postado por Matheus,
Horário: 23:03,
Data: 07/12/11,
Fonte: MB Comunicação.

Secretário solicita nova ambulância para o SAMU

          Na terça-feira, dia 06, o Secretário de Saúde, Américo do Nascimento Jr, entregou ao presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio, o pedido de uma ambulância Unidade de Suporte Básico para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU. Uma das duas unidades da frota de Chapecó foi desativada em razão de condições mecânicas.
     “Mesmo sendo o SAMU um serviço nacional, com gestão estadual, cabe a Administração Municipal a manutenção das unidades, bem como a estrutura de pessoal. Por isso precisamos com urgência de nova ambulância, pois teremos problemas com o atendimento ao cidadão em estado de urgência e emergência”, ressalta o secretário.
       O presidente da ALESC, Gelson Merísio, recebeu o encaminhamento e agendou reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, para que providências urgentes sejam tomadas quanto a esta nova unidade básica. “A urgência é no sentido de que sem a unidade haverá demora ao socorro do usuário, em razão de que o SAMU permanece atualmente com apenas um veículo em condições de circulação para atender toda a demanda”, afirma o deputado.


Postado por Matheus,
Horário: 22:41,
Data: 07/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.

Shopping recebe novas lojas neste mês

     Novas lojas devem ser abertas no Shopping Pátio Chapecó no decorrer deste mês de dezembro. Com isso, o empreendimento amplia as operações que apresenta ao consumidor, em áreas como a bancária, de moda masculina e moda feminina e de telefonia celular. Ainda neste mês, há previsão de ser inaugurado o cinema, inclusive com sala 3D.
      Na última quinta-feira abriu a Sensação do Mate, com lanches, sucos, chás, vitaminas, mates e bebidas. Também está prevista para este mês a abertura das operações da Vivo, com nova opção em telefonia celular, e de uma unidade do Bradesco. Iniciarão o atendimento, ainda: Camisaria Colombo, com moda masculina em geral; Espaço Femme, de moda feminina; Lez a Lez, de vestuário feminino; Open Life, de moda feminina; e Upper, que atua no segmento de moda masculina jovem.
     Conforme a gerente geral Carolina Bonafé, com essas novas inaugurações o Shopping Pátio Chapecó amplia as opções e variedades para o consumidor. “Estamos completando o mix de moda masculina e de vestuário feminino com a chegada de importantes marcas e a área de serviços através de importante agencia bancária”, indica a gerente.


Postado por Matheus,
Horário: 22:25,
Data: 07/12/11,
Fonte: Extra Comunica.