Iniciativa da Câmara
de Dirigentes Lojistas de Chapecó integrou, aproximadamente, 150 profissionais,
nesta semana, na Cantina do Cesec
“Não
existe poder maior na face da terra do que saber se comunicar bem”. Desta
maneira o instrutor Milton W. Lemke ressaltou a importância se expressar clara
e corretamente durante o “Workshop de Oratória: como se tornar um bom orador e
comunicador”. A iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL)
integrou, aproximadamente, 150 profissionais, nesta semana, na Cantina do
Cesec.
Como
falar em público causa pânico para muitas pessoas, o instrutor ressaltou o mito
muito difundido na sociedade de que o dom da boa fala é um privilégio para
poucos. “Qualquer indivíduo pode conquistar isso, basta aprender e aplicar as
técnicas. A partir do momento que fomos concebidos podemos falar bem, a
diferença é que algumas pessoas desenvolvem e outras renegam esta habilidade”,
complementou.
De
acordo com Lemke, o medo de falar perante a plateia, geralmente, está
relacionado a traumas de infância, a uma educação muito repressora, insegurança,
timidez, receio de ser avaliado ou julgado e pela mania de ser perfeccionista.
“Para romper essa barreira é necessário praticar, conhecer as teorias da
comunicação e se expor diante do público”, afirmou.
Para
potencializar a comunicação dos participantes, o instrutor apresentou
exercícios para melhorar a dicção, para modular os tons da voz, dar ênfase,
pronúncia, articulação das palavras e respiração. Lemke também explicou como se
comunicar com o cliente e as formas de abordagem que conquistem o freguês. “É
preciso estabelecer um contato visual, valorizar as pessoas e ter uma
comunicação mais eficaz, o que aumentará as chances de venda. São pequenos
detalhes que fazem a diferença, tratar pelo nome e um aperto de mão abrem um
canal de comunicação”.
Segundo
Lemke, os elementos essenciais da oratória são aparência, postura, voz, gestos,
fisionomia, boa dicção/expressão, ritmo, interpretação/emoção,
vocabulário/domínio da língua, ansiedade/medo, olhar, pausa/silêncio,
naturalidade, domínio do assunto e empatia. “Só fala bem em público quem gosta
e tem verdadeira paixão. Além disso, só aprende quem pratica. O nível de
excelência de um bom orador é a partir de 10 mil horas de exposição em público.
O brasileiro conhece em média 2 mil palavras e um orador deve dominar de 5 a 10
mil”, exemplificou.
O
instrutor também ressaltou a importância de evitar gírias, estrangeirismo,
gerúndios e vícios de linguagem. “As palavras são sentimentos expressos no tom
da voz, no olhar e no gesto”, comentou.
CAPACITAÇÃO
De
acordo com a coordenadora de eventos da CDL Chapecó, Nilvânia Amorim, a
entidade está programando um curso de oratória para os dias 18 e 19 de junho
com o especialista, autor e professor Lorenzo Busato, para abordar o assunto
com mais profundidade.
Postado por Matheus,
Horário: 20:43,
Data: 17/04/13,
Fonte: MB Comunicação.