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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ascensão do comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) comemorou em abril, 43 anos de atuação na representação, integração e desenvolvimento do comércio do grande oeste catarinense. Atualmente, é a quarta maior entidade representatividade do setor em Santa Catarina, com número superior a 1.600 associados.
Os serviços oferecidos pela entidade são CDL Empregos, catálogo eletrônico, TEF Loja, autenticação internet ADSL, suporte assistência técnica, capacitação, treinamento, calculadora lojista através do site e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os benefícios são convênios, Unimed, creche do comércio, Nova Turismo, medicina do Trabalho e Unoesc.
Além de prestar serviços, a CDL Chapecó trata de temas da atualidade econômica e as inovações técnicas, gerenciais, conceituais e metodológicas específicas do setor lojista. Promove cursos e treinamentos para dirigentes e funcionários e campanhas para as datas especiais do calendário comercial.
Nesta entrevista, o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, expõe conquistas, ações promovidas pela entidade, incremento dos serviços prestados e perspectivas do setor.

Quais foram as principais conquistas da entidade, nos últimos 43 anos?
Gilberto João Badalotti – Credibilidade, respeito e referência para o comércio lojista da região e do Estado são os principais méritos do trabalho desenvolvido ao longo dos 43 anos de atuação da entidade. Afinal, o pioneirismo sempre esteve presente em todas as ações, a exemplo da criação do Dia D que é uma das mais bem-sucedidas iniciativas do setor privado catarinense que incentivou melhorias nas áreas de treinamento de pessoal, nos layouts dos estabelecimentos comerciais, atualização no mix de produtos e ajustes de logística de estoques. Em 2011, reformulamos a sede campestre da entidade que era um pedido dos associados e agora tem capacidade para recepcionar 450 pessoas. Além disso, o associativismo contribuiu para a unificação do recebimento de cartões de crédito, redução da carga tributária, na formação da Frente Parlamentar do Varejo e na redução de custos de maneira geral.

Nos últimos anos, a CDL Chapecó intensificou a promoção de cursos e capacitações. O futuro do setor dependerá da excelência no atendimento?
Badalotti – O atendimento eficaz contribui significativamente para incrementar as vendas. Os treinamentos são reivindicações dos associados e o segmento demonstra necessidade de qualificação profissional, por isso a entidade tem proporcionado inúmeras ações neste sentido. O comércio de Chapecó precisa trabalhar com mentalidade visionária e explorar as novas possibilidades. É necessário investir em treinamentos e capacitações, porque pesquisas revelam que a qualidade no atendimento ainda é um fator a ser melhorado no comércio chapecoense. A intenção da CDL Chapecó é oferecer subsídios para fortalecer as empresas, bem como auxiliar na melhoria da rentabilidade e da qualificação profissional que contribuirá para que o comércio continue em ascensão, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que desejam adquirir.

A CDL Chapecó também foi responsável por lançar o projeto pioneiro “catálogo eletrônico” no Estado. Como a iniciativa contribuirá para fortalecer o comércio?
Badalotti – A iniciativa tornará as empresas mais competitivas nacionalmente, o que impulsionará o comércio eletrônico e contribuirá para visibilidade das marcas. Os benefícios da comunicação on-line são vários, como o baixo custo operacional, facilidade de uso das ferramentas e, principalmente, aproximação com os clientes. Entre as vantagens do catálogo eletrônico do varejo de Chapecó em relação ao e-commerce tradicional está a ampliação das possibilidades. Neste modelo, o consumidor da região poderá satisfazer seu desejo de escolher, analisar e até comprar o produto pela internet, mas com o diferencial de poder ir até a loja para visualizar, provar, negociar ou somente retirar o produto. Nos casos de problemas com tamanhos ou defeitos, a troca pode ser feita rapidamente, o que não é realidade nas compras em lojas virtuais de outros Estados. Este fato tem se tornado um grande desafio do comércio on-line. O modelo de compra on-line integrado com a loja física é a grande tendência para o varejo mundial em 2012.

Como a entidade definirá as ações estratégicas para os próximos anos?
Gilberto Está em fase final o planejamento estratégico que apontará as necessidades da entidade para os próximos anos e, com isso, as futuras diretorias terão essa ferramenta que poderá ser consultada antes da tomada de decisões. O planejamento estratégico é um processo aberto e participativo, com o objetivo de buscar máxima eficiência na gestão para cumprir sua missão institucional, política, social e econômica. As fases consistem na elaboração da proposta, definição dos procedimentos metodológicos, sensibilização dos envolvidos, diagnóstico estratégico e pesquisa de cenários, além da definição das estratégias para 2012 a 2016, o desenvolvimento do plano tático-operacional para 2012, conclusão e lançamento. A estrutura organizacional da CDL mudará com a implantação do planejamento estratégico e a gestão passa a ser direcionada por indicadores de desempenho, permitindo avaliar e acompanhar cada área de atuação institucional.

Qual é o futuro do comércio lojista?
Badalotti A tendência de consumo dos catarinenses está ampliando, principalmente na aquisição de produtos com valores agregados, com mais atrativos ou a oferta de vários serviços em apenas um estabelecimento comercial. Com o aumento da renda da região Oeste e da valorização dos profissionais que passaram a ganhar aumentos salariais superiores aos índices da inflação, as pessoas ampliaram os valores de suas compras no comércio. Os clientes estão procurando produtos diferenciados e que ao mesmo tempo ofereçam qualidade de vida.


Postado por Matheus,
Horário: 00:16,
Data: 01/05/12,
Fonte: MB Comunicação.

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