Com o lançamento, pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó e pela Federação do Comércio de Santa Catarina, da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), será possível conhecer mensalmente a situação financeira do consumidor chapecoense. O levantamento também fornecerá orientações de mercado aos empresários do comércio da região, conforme foi apresentado em coletiva à imprensa pelo presidente do Sicom, Ivalberto Tozzo, e pelo presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. A Peic Chapecó passa a integrar o cronograma mensal de pesquisas da Fecomércio e será realizada em parceira com o Sicom.
Os resultados da primeira análise revelam que a situação financeira das famílias chapecoenses é favorável neste primeiro semestre. Para o presidente do Sicom, com os dados o comércio tem uma ferramenta para análise na tomada de decisões. Ivalberto Tozzo destacou que em alguns casos Chapecó está melhor do que a média estadual em termos de endividamento. Já Bruno Breithaupt disse que a Fecomércio tem procurado subsidiar os empresários com informações para que possam melhor gerir os seus negócios.
Na avaliação feita pela Fecomércio, as famílias chapecoenses buscaram quitar suas dívidas, principalmente aquelas feitas no Natal. Entretanto, o Dia das Mães e as novas facilidades na concessão de crédito, fizeram com que o endividamento registrasse grande salto em maio.
O percentual de famílias que possui algum tipo de contas a prazo em Chapecó era de 31,7% no mês de fevereiro, caiu para 20,7% em março e foi aos 22% em abril. Já no mês de maio o percentual chegou a 56,6%, variação explicada pela passagem do Dia das Mães, a segunda melhor data em vendas para o comércio, depois do Natal, e que mobilizou os consumidores no mês passado.
Na Pesquisa de Resultado de Vendas do Dia das Mães, a Fecomércio mostra que 32,9% dos chapecoenses fizeram essas compras com auxílio do parcelamento, o que contribuiu para os atuais 56,6% de endividamento no município. Apesar da alta no endividamento, a situação não preocupa, já que do total dos chapecoenses que possuem compras a prazo a maioria (25,3%) se considera pouco endividado. Outros 24,1% estão na faixa do mais ou menos endividados e apenas 7,2% se consideram muito endividados.
Em relação ao tipo das dívidas dos chapecoenses, predominaram em maio o cartão de crédito e o financiamento de veículos, ambos com 36,2%. Carnês (31,9%), financiamentos de casas (12,8%) e cheque especial (10,6%) aparecem na sequência.
Postado por Matheus,
Horário: 20:02,
Data: 05/06/12,
Fonte: Extra Comunica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário