“Sou vendedor e amo o que eu faço!” Com
esta orientação o professor Elanderson José Correia iniciou o curso “Técnicas e
ferramentas para conquistar clientes”, na última quarta-feira (20), no
auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). A iniciativa
ofereceu subsídio aos 18 profissionais participantes com o intuito de ampliar a
competitividade das empresas, atrair, conquistar e fidelizar clientes.
De acordo com o professor, a intenção
do curso foi de despertar no profissional a paixão em ser vendedor. “Não existe
sucesso em nenhuma área se você não gosta do que faz. Por isso, durante o curso
os participantes fizeram uma reflexão sobre a postura da função”, explicou. O
treinamento foi dinâmico, interativo e proporcionou a prática em venda, com
foco de preparar colaboradores responsáveis em alavancar o desenvolvimento da
empresa.
Os participantes aprenderam que
autoestima, construção de metas, desenvolvimento de atitude, conhecimento da
profissão e trabalho em equipe são elementos fundamentais para consolidar uma
carreira. “Posso ser o melhor vendedor, mas se não trabalhar em equipe para
atingir as metas coletivas, os anseios não são concretizados e isso prejudica o
desenvolvimento da empresa”, comentou.
Atualmente, um dos grandes desafios dos
vencedores é de fidelizar o cliente. “As pessoas têm acesso a muita informação,
onde e quando desejam. Neste sentido, a relação face a face deve ser valorizada
e considera um diferencial”, complementou. Segundo Correia, ações de marketing
de relacionamento, material criativo, espaços atraentes de atendimento e atividades
personalizadas contribuem para ampliar os resultados. “O segredo da empresa é
compreender a venda não como valor financeiro, mas como uma oportunidade de
construção de contatos e diferenciais perceptíveis” afirmou. As formas de
abordagens devem ser diferenciadas, evitando chavões tradicionais, complementou
Correia.
A comunicação interna nos
estabelecimentos comerciais também deve ser prioridade para o setor de vendas.
Os vendedores devem ser os primeiros a receber a notícia de promoções ou prazos
diferenciados. Segundo o professor, “em alguns casos o público externo recebe a
informação e os colaboradores da loja desconhecem tal ação. Essas são pequenas
falhas que causam transtornos e prejuízos”.
Os erros mais comuns dos vendedores são
de não conhecer o produto, ter dificuldade de relacionamento com a equipe e a
falta de motivação, objetivo e foco. “No comércio há uma rotatividade elevada
de colaboradores, isso não é bom para loja, muito menos para o profissional.
Ainda mais quando expressam depoimentos negativos”, ressaltou.
PARCERIA
O curso foi promovido pela Câmara de
Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em parceria com a Unoesc Chapecó. A
iniciativa integra as ações previstas no planejamento estratégico da entidade
que definiu missão, visão, negócio e valores.
Para o presidente da CDL Chapecó,
Gilberto João Badalotti, o comércio como setor dinâmico, atuante e responsável
pela movimentação econômica precisa buscar a excelência do atendimento e
procurar suprir os anseios dos consumidores. Badalotti defende que “a missão da
entidade é servir o setor, promover o associativismo e prestar serviços,
produzindo informação e profissionalização empresarial”.
O professor Correia, afirmou ainda que
a Unoesc tem sido parceria para fomentar a capacitação e aprimorar o principal
produto das empresas que são os colaboradores.
MINISTRANTE
Elanderson José Correia é publicitário,
tem 12 anos de experiência de mercado, professor universitário pela Unoesc, graduado
em Publicidade e Propaganda e Pós-graduado em Comunicação e Marketing.
Postado por Matheus,
Horário: 20:56,
Data: 21/06/12,
Fonte: MB Comunicação.
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