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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paixão pela profissão é o primeiro passo para realização

“Sou vendedor e amo o que eu faço!” Com esta orientação o professor Elanderson José Correia iniciou o curso “Técnicas e ferramentas para conquistar clientes”, na última quarta-feira (20), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). A iniciativa ofereceu subsídio aos 18 profissionais participantes com o intuito de ampliar a competitividade das empresas, atrair, conquistar e fidelizar clientes.
De acordo com o professor, a intenção do curso foi de despertar no profissional a paixão em ser vendedor. “Não existe sucesso em nenhuma área se você não gosta do que faz. Por isso, durante o curso os participantes fizeram uma reflexão sobre a postura da função”, explicou. O treinamento foi dinâmico, interativo e proporcionou a prática em venda, com foco de preparar colaboradores responsáveis em alavancar o desenvolvimento da empresa.
Os participantes aprenderam que autoestima, construção de metas, desenvolvimento de atitude, conhecimento da profissão e trabalho em equipe são elementos fundamentais para consolidar uma carreira. “Posso ser o melhor vendedor, mas se não trabalhar em equipe para atingir as metas coletivas, os anseios não são concretizados e isso prejudica o desenvolvimento da empresa”, comentou.
Atualmente, um dos grandes desafios dos vencedores é de fidelizar o cliente. “As pessoas têm acesso a muita informação, onde e quando desejam. Neste sentido, a relação face a face deve ser valorizada e considera um diferencial”, complementou. Segundo Correia, ações de marketing de relacionamento, material criativo, espaços atraentes de atendimento e atividades personalizadas contribuem para ampliar os resultados. “O segredo da empresa é compreender a venda não como valor financeiro, mas como uma oportunidade de construção de contatos e diferenciais perceptíveis” afirmou. As formas de abordagens devem ser diferenciadas, evitando chavões tradicionais, complementou Correia.
A comunicação interna nos estabelecimentos comerciais também deve ser prioridade para o setor de vendas. Os vendedores devem ser os primeiros a receber a notícia de promoções ou prazos diferenciados. Segundo o professor, “em alguns casos o público externo recebe a informação e os colaboradores da loja desconhecem tal ação. Essas são pequenas falhas que causam transtornos e prejuízos”.
Os erros mais comuns dos vendedores são de não conhecer o produto, ter dificuldade de relacionamento com a equipe e a falta de motivação, objetivo e foco. “No comércio há uma rotatividade elevada de colaboradores, isso não é bom para loja, muito menos para o profissional. Ainda mais quando expressam depoimentos negativos”, ressaltou.

PARCERIA
O curso foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em parceria com a Unoesc Chapecó. A iniciativa integra as ações previstas no planejamento estratégico da entidade que definiu missão, visão, negócio e valores. 
Para o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, o comércio como setor dinâmico, atuante e responsável pela movimentação econômica precisa buscar a excelência do atendimento e procurar suprir os anseios dos consumidores. Badalotti defende que “a missão da entidade é servir o setor, promover o associativismo e prestar serviços, produzindo informação e profissionalização empresarial”.
O professor Correia, afirmou ainda que a Unoesc tem sido parceria para fomentar a capacitação e aprimorar o principal produto das empresas que são os colaboradores.

MINISTRANTE

Elanderson José Correia é publicitário, tem 12 anos de experiência de mercado, professor universitário pela Unoesc, graduado em Publicidade e Propaganda e Pós-graduado em Comunicação e Marketing.


Postado por Matheus,
Horário: 20:56,
Data: 21/06/12,
Fonte: MB Comunicação.

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