A utilização de pesquisas contribui
para o processo decisório dos empresários e dinamiza a gestão, mediante dados e
informações que dão suporte para a atuação das empresas no mercado.
Considerando a importância do ponto de vista gerencial, o Sindicato do Comércio
da Região de Chapecó instituiu um novo serviço para os empresários,
especialmente os associados, e outras organizações interessadas em dados e
informações.
A decisão do Sicom de proporcionar uma
nova alternativa em pesquisas de mercado decorre da necessidade de satisfazer
consumidores cada vez mais exigentes. Além disso, foi considerada a importância
que há, para as empresas, de identificar o perfil de seus clientes, mediante
informações de fatores internos e externos. “As pesquisas, como forma de contribuir
para o melhor desempenho da organização, proporcionam indicadores fundamentais
para a gestão”, argumenta o presidente do Sicom. Ivalberto Tozzo avalia que uma
pesquisa desenvolvida com os instrumentos adequados representa “uma poderosa
ferramenta de orientação, com força para direcionar e subsidiar decisões
primordiais para os negócios”.
O novo produto disponibilizado pelo
Sicom tem a responsabilidade de sua Divisão de Pesquisa e Estatística, mantida
para medir as contínuas mudanças de cenário e as respectivas tendências. Para
tanto, são utilizados software específico de análise de dados, com tecnologia
de ponta, pesquisadores treinados e um conceito afinado com as necessidades do
mercado. Com isso, o Sicom Pesquisas oferece indicações que permitem à empresa
avaliar a forma de atuação, como quem são seus clientes, nível de satisfação e
se estão propensos a comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.
Os tipos de pesquisas
Dois tipos de pesquisas podem ser
realizadas, que são as quantitativas ou qualitativas, conforme a necessidade da
abordagem estatística. Previamente, é feito estudo aprofundado, para
fundamentar a demanda do cliente. “Se for necessário quantificar números de
mercado, parte-se para a análise estatística mediante uma pesquisa
quantitativa, com amostra representativa”, indica a responsável pela Divisão de
Pesquisa e Estatística do Sicom, economista Andrezza Piekas. Nesse caso, os
dados são coletados através de questionário objetivo, para garantir
uniformidade nas respostas e padrão de resultados.
Já as pesquisas qualitativas são
aplicadas quando o objetivo é medir a importância de alguma atitude ou processo
para o cliente. Nessa modalidade, os dados coletados não são quantificáveis daí
a análise é individual e recebe tratamento particular. Em geral esse tipo de
pesquisa é utilizado quando uma organização deseja buscar novo conceito, criar
novos produtos ou quer ouvir o posicionamento de seu público-alvo.
Entre os tipos de pesquisas ofertadas,
estão à identificação do perfil e comportamento do consumidor, avaliação de
satisfação, estudo de hábitos de consumo e imagem institucional, empresarial ou
corporativa. O portfólio do Sicom Pesquisas também inclui avaliação de produtos
e serviços, estudo de viabilidade mercadológica, avaliação de ações mercadológicas,
avaliação da qualidade do atendimento e cliente oculto. Em caso de demanda para
contratação de pesquisa com foco em outra área, o setor se disponibiliza ao
estudo e avaliação.
Levantamentos mensal e sazonal
Em parceria com a Federação do Comércio
do Estado de Santa Catarina, o Sicom aplica em Chapecó pesquisas em datas
sazonais, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras.
Nessas pesquisas, cientificamente são indicadas tendências de compras, em
caráter prévio às respectivas datas comemorativas, e após, também por
intermédio de pesquisa de confirmação aplicada aos lojistas, é informado o
desempenho registrado.
Outro levantamento conjunto é a
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic). Realizada
mensalmente, permite conhecer a situação financeira do consumidor chapecoense,
por meio de orientações mercadológicas aos empresários do comércio, como
percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas
em atraso, taxa de inadimplência, tempo e nível de endividamento e nível de
comprometimento da renda.
Postado por Matheus,
Horário: 20:10,
Data: 21/06/12,
Fonte: Extra Comunica.
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