Pela máxima eficiência na gestão e para
cumprir a missão institucional, política social e econômica, a Câmara de
Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em convênio com a Universidade do Oeste
de Santa Catarina (Unoesc Chapecó), implantou o planejamento estratégico.
Os resultados das análises que estabelecem
missão, valores e visão da instituição para o período de 2012 a 2016 serão
apresentados na sexta-feira, dia 1º de junho, às 7h30, durante café da manhã na
Cantina do Cesec. O evento reunirá autoridades, diretores, associados e
imprensa. Também será exposto calendário de cursos voltados aos líderes
empresariais e colaboradores.
“Queremos garantir o crescimento
contínuo da entidade, com sustentabilidade econômica e financeira, sempre
pensando na representatividade dos associados”, observa o presidente da CDL
Chapecó, Gilberto João Badalotti, ao realçar a importância de planejar o futuro
da entidade.
O objetivo da iniciativa é definir uma
gestão profissional na CDL Chapecó para que, independente da diretoria que
esteja à frente da instituição, as decisões sejam tomadas com base em
indicadores, metas e estratégias de caráter permanente.
ETAPAS
Os trabalhos iniciaram em dezembro de
2010, foram concluídos em abril deste ano e conduzidos pelo coordenador de
graduação da Unoesc Chapecó Jeancardo Zuanazzi e pelo coordenador do
planejamento estratégico Verner Luis Antoni com a participação do presidente da
CDL Chapecó.
As fases do planejamento estratégico
consistiram na elaboração da proposta, definição dos procedimentos
metodológicos, sensibilização dos envolvidos, diagnóstico estratégico e
pesquisa de cenários, definição das estratégias para 2012 a 2016 e o
desenvolvimento do plano tático-operacional para este ano.
O diretor geral da Unoesc Chapecó,
professor Eliandro Bortoluzzi, destaca que o planejamento estratégico prevê
observações e ações, principalmente de organização para atuação competente e
exitosa do comércio, passando primeiramente pela CDL Chapecó que orientará
atividades aos seus associados.
Entre as diretrizes definidas estão à
determinação de foco das atividades da entidade; profissionalização e
atendimento às metas de crescimento, atualização, capacitação e otimização do
setor; aplicação e destinação de recursos focados em resultados para o segmento
e acompanhamento rotineiro do cenário varejista e planos de capacitação e
melhorias do comércio.
Para junho, estão previstas
capacitações em três níveis de gestão do setor que serão apresentadas durante o
café da manhã no dia 1º de junho. Os treinamentos abordarão gestão estratégica
de empresas do varejo, técnicas e ferramentas para conquistar clientes e
análise de crédito.
PARCERIA
A parceria entre as entidades foi
firmada em 2009, com a implantação da universidade em Chapecó, e proporciona a
realização do curso de graduação em Gestão Comercial, pesquisas, diagnósticos
setoriais, capacitações e atualizações de interesse do setor. “A vontade dos
dirigentes da entidade empresarial em profissionalizar as atividades e ações ao
segmento varejista, foram os principais motivadores para utilizar o planejamento
estratégico como método de gestão e atuação”, observa Bortoluzzi.
Para o professor, a base científica na
tomada de decisão é uma medida necessária e prudente para qualquer empresa ou
entidade. Neste sentido, o planejamento estratégico é a ferramenta que observa
histórico, atualidade, tendências, projetando de maneira lógica as ações para o
êxito de qualquer investimento empresarial. “A direção da CDL está tomando uma
atitude realmente profissional e que estabelece um padrão de gestão baseado em
metas e resultados”, complementa.
Postado por Matheus,
Horário: 20:45,
Data: 29/05/12,
Fonte: MB Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário