Um total de 4.571 empresas formais no
comércio, o que representa 3,39% do setor no Estado, e o emprego de 17.411
funcionários, correspondendo a 4,39% de todos os empregados no comércio em
Santa Catarina. Essa é a amplitude do setor em Chapecó, conforme dados de junho
passado do Ministério do Trabalho e Emprego. É essa força participativa no
desenvolvimento da cidade que será homenageada com uma palestra nesta
quarta-feira, 01 de agosto.
A organização é do Sindicato do
Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e tem a promoção do Multi Centro Chapecó
- Programa de Revitalização de Espaços Comerciais e da Universidade
Coorporativa do Comércio (Unisicom). Nessa iniciativa, além de um evento de
aperfeiçoamento, o sindicato representativo das empresas do comércio também
assinala a passagem do Dia do Comerciante, que transcorre anualmente em 16 de
julho.
Para o presidente do Sicom, Ivalberto
Tozzo, essa homenagem é justa porque reverencia uma classe que desde os
primeiros anos do município tem uma participação significativa. “Primeiro,
foram as casas comerciais que vendiam mercadorias para os moradores, na forma
de ‘secos e molhados’, e depois foi se constituindo um conjunto de empresas que
se modernizam paulatinamente e hoje estão em consonância com o que há de mais
moderno no segmento do comércio”, avalia o dirigente.
Para a palestra “Tendências do Varejo -
Desempenho e Perspectivas 2012” foi convidado um especialista na área e que tem
atuação em instituições de educação superior e grandes empresas do país.
Maurício Morgado possui graduação, mestrado e é doutorado em Administração e
escreveu o livro “Varejo - Administração de Empresas Comerciais”. Ele é
professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV), onde exerce atividades
na Escola de Administração de Empresas (EAESP) e no Centro de Excelência em
Varejo (CEV). Atua como consultor em varejo, marketing, vendas e internet e
entre as empresas que atende estão Alcan, Brastemp, Motorola, Pernambucanas,
Pepsico, Pirelli, Riachuelo e Siemens, além do Sebrae, Senac e Associação
Brasileira de Supermercados (Abras).
Os temas da palestra
Entre as abordagens que serão feitas na
palestra, estão os padrões do varejo, a interatividade com o consumidor, o
autosserviço renovado e a tecnologia no ponto de venda. Morgado também abordará
a concentração, consolidação e o crescente poder do varejo, o comércio
eletrônico, os jovens consumidores, preço, luxo e massificação.
A busca da conveniência diante dos
efeitos da falta de tempo das novas famílias, as adaptações do varejo para a
nova classe média, o varejo multicanal e o novo papel da loja física, a hipersegmentação
e a experiência de compra pelos cinco sentidos no ponto de vendas serão outros
assuntos da palestra, programada para as 19h30 desta quarta-feira, no auditório
do Hotel Lang Palace.
Postado por Matheus,
Horário: 20:44,
Data: 31/07/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário