A inadimplência relacionada ao
crediário no comércio de Chapecó reduziu nos últimos dois meses, após a
elevação registrada em março e abril deste ano (2,74%). Levantamento do Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó
(CDL), revela que o índice é baixo e correspondeu a 1,03% em junho, inferior a
média estadual que registrou 2,25% no mesmo período.
“Há uma tendência tradicional de a
inadimplência reduzir no segundo semestre do ano, porque os consumidores
estabilizam suas contas e se preparam para comprar novamente. No último
trimestre de 2012, o índice deverá se aproximar a zero, porque os clientes
vislumbram as compras de Natal e Ano Novo e, para isso, precisam estar com
crédito liberado”, complementa o presidente da CDL Chapecó Gilberto João
Badalotti.
No mês de junho, foram efetuadas 52.488
consultas ao SPC de Chapecó. O levantamento aponta que foram feitos 4.765
registros, sendo 4.479 de CPFs e 4.236 reabilitações no período. Esses dados
representam 40,15% mais registros que em junho de 2011 e 21,58% mais
reabilitações do que no mesmo período do ano passado.
Os números revelam a importância do SPC
para a concessão de crédito. No primeiro trimestre de 2012 o valor da
inadimplência no município estava estimado em quase R$ 8 milhões e no mês
passado a marca foi de R$ 1,8 milhão. “Isso comprova a recuperação dos valores,
com retorno de R$ 1,7 milhão aos estabelecimentos comerciais”, complementa o
dirigente lojista.
Segundo levantamento, o total de
pessoas inadimplentes no último trimestre em Chapecó foi de 11.849 pessoas. A
maioria mulheres, o que corresponde a 6.753 e (57%) e solteiros, com 7.610
(64%). A maior quantidade de registro está no crediário, porém, com pequenos
valores que giram na faixa de R$ 250. As dívidas no cartão são em menor
quantidade, no entanto com valores mais altos, em média R$ 631 acima. “Reduziu
o valor das despesas não pagas e aumentou o número de pessoas devedoras no
município, pois no início do ano eram 7.600 endividados”, destaca o diretor
executivo da CDL Chapecó, Valdemir Manoel da Silva.
CAMPANHA
A redução da inadimplência em Chapecó
representa o resultado da campanha “Reabilite seu crédito – fique no verde” que
incentiva o consumidor a regularizar eventuais débitos no comércio. A
orientação é para que o cliente compareça até a loja, faça uma proposta e negocie
a dívida. As vantagens são de ter o nome limpo, crédito e facilidade para
comprar em todas as lojas, além de aproveitar as promoções e parcelar as
compras.
“Os números também refletem o trabalho
da entidade e da conscientização dos lojistas pela utilização do SPC. Os
associados conhecem a importância de fazer uma administração severa da carteira
de clientes inadimplentes. Dessa forma, ao ter o CPF inscrito no SPC, o
consumidor procura acertar seus débitos no comércio”, finaliza o dirigente.
Postado por Matheus,
Horário: 20:03,
Data: 25/07/12,
Fonte: MB Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário