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segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pesquisa inédita aponta comportamento do consumidor chapecoense

Entender os fatores que influenciam a decisão do consumidor e descobrir os atributos que influenciam no processo de compra estão entre os objetivos que levaram o Núcleo Oeste das Agências de Propaganda da Associação Comercial e Industrial (ACIC) a realizar a Pesquisa de Comportamento do Consumidor de Chapecó. A análise foi apresentada ao presidente da entidade Maurício Zolet, na última semana.
O levantamento foi realizado entre os meses de novembro de 2011 a janeiro de 2012, através de questionário aplicado por telefone e pessoalmente a mais de 1400 consumidores chapecoenses. Agora, os resultados servirão como base para as estratégias de campanha publicitária das empresas nucleadas.
De acordo com o coordenador do Núcleo, Max Ceschi, os segmentos pesquisados foram o supermercadista, de confecções, calçadista, móveis e eletrodomésticos, veículos, de educação, material de construção, óticas e joalherias, imobiliário e alimentação (restaurantes/bares/fast-food).
O empresário explica que a pesquisa procurou avaliar o potencial de consumo de um produto; identificar as fontes que o consumidor utiliza para buscar informações; delinear o processo decisório na compra do produto; apontar o papel exercido na aquisição e descrever os tipos de compras sob a ótica do consumidor.

RESULTADOS

A pesquisa apontou que os fatores que mais influenciam na compra são os culturais (cultura, subcultura, classe social); sociais (grupos de referências, família, papéis e status); pessoais (idade e estágio de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida, personalidade e autoconceito) e, por último, psicológicos (motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes).
Os dados também revelaram o processo de decisão do momento de adquirir um determinado produto, que inicia com o reconhecimento da necessidade, a busca de informações e a avaliação das alternativas para chegar à decisão de compra e ao comportamento pós-compra.
Ceschi assinalou que um dos segmentos que mais chamou atenção foi o de calçados e confecções. Ao responder sobre como o consumidor reconhece a necessidade de compra, 15,44% dos entrevistados assinalaram ‘Quando há um evento’. “Isso demonstra que o setor de feiras e eventos já representa um incremento percentual significativo nas vendas, dado representativo que não tínhamos parâmetro até a pesquisa”, complementou.
No setor de móveis e eletro, o resultado quanto à decisão de compra mostrou que 23,94% dos consumidores investem em um eletro novo quando o aparelho apresenta alto custo de manutenção ou maior consumo de energia. “É uma evidência de que as pessoas não estão preocupadas apenas com o orçamento, mas também estão mais conscientizadas com questões ambientais”, acrescentou o coordenador do Núcleo. Neste mesmo segmento, 69,72% dos entrevistados responderam que desejam qualidade nos produtos, ou seja, não levam em consideração somente o preço, mas buscam informação sobre o custo/benefício.
O levantamento apontou ainda que 40% dos consumidores são da região oeste, o que comprava que Chapecó é de fato um centro de referência em compras.
O empresário do Núcleo Auro Pinto enfatizou que os resultados, além de proporcionarem às empresas nucleadas ações estratégicas diferenciadas, oportunizarão aos clientes das agências novas maneiras de atrair o consumidor. “São 602 páginas de relatórios e análises de comportamento que auxiliarão os profissionais do setor na criação de campanhas voltadas a atender as exigências desses consumidores, que buscam qualidade, preço e praticidade nos produtos”, disse.
Através da pesquisa, o Núcleo Oeste das Agências de Propaganda da ACIC implantará ações para valorizar as empresas do setor. “Com certeza, as nucleadas têm um diferencial para atender os empresários do oeste. Já tínhamos uma relação com o mercado, mas agora conhecemos o perfil desse consumidor”.


Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 02/07/12.

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