Entender os fatores que influenciam a
decisão do consumidor e descobrir os atributos que influenciam no processo de
compra estão entre os objetivos que levaram o Núcleo Oeste das Agências de
Propaganda da Associação Comercial e Industrial (ACIC) a realizar a Pesquisa de
Comportamento do Consumidor de Chapecó. A análise foi apresentada ao presidente
da entidade Maurício Zolet, na última semana.
O levantamento foi realizado entre os
meses de novembro de 2011 a janeiro de 2012, através de questionário aplicado
por telefone e pessoalmente a mais de 1400 consumidores chapecoenses. Agora, os
resultados servirão como base para as estratégias de campanha publicitária das
empresas nucleadas.
De acordo com o coordenador do Núcleo,
Max Ceschi, os segmentos pesquisados foram o supermercadista, de confecções,
calçadista, móveis e eletrodomésticos, veículos, de educação, material de
construção, óticas e joalherias, imobiliário e alimentação
(restaurantes/bares/fast-food).
O empresário explica que a pesquisa
procurou avaliar o potencial de consumo de um produto; identificar as fontes
que o consumidor utiliza para buscar informações; delinear o processo decisório
na compra do produto; apontar o papel exercido na aquisição e descrever os
tipos de compras sob a ótica do consumidor.
RESULTADOS
A pesquisa apontou que os fatores que
mais influenciam na compra são os culturais (cultura, subcultura, classe
social); sociais (grupos de referências, família, papéis e status); pessoais
(idade e estágio de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida,
personalidade e autoconceito) e, por último, psicológicos (motivação,
percepção, aprendizado, crenças e atitudes).
Os dados também revelaram o processo de
decisão do momento de adquirir um determinado produto, que inicia com o
reconhecimento da necessidade, a busca de informações e a avaliação das
alternativas para chegar à decisão de compra e ao comportamento pós-compra.
Ceschi assinalou que um dos segmentos
que mais chamou atenção foi o de calçados e confecções. Ao responder sobre como
o consumidor reconhece a necessidade de compra, 15,44% dos entrevistados
assinalaram ‘Quando há um evento’. “Isso demonstra que o setor de feiras e
eventos já representa um incremento percentual significativo nas vendas, dado
representativo que não tínhamos parâmetro até a pesquisa”, complementou.
No setor de móveis e eletro, o
resultado quanto à decisão de compra mostrou que 23,94% dos consumidores
investem em um eletro novo quando o aparelho apresenta alto custo de manutenção
ou maior consumo de energia. “É uma evidência de que as pessoas não estão
preocupadas apenas com o orçamento, mas também estão mais conscientizadas com questões
ambientais”, acrescentou o coordenador do Núcleo. Neste mesmo segmento, 69,72%
dos entrevistados responderam que desejam qualidade nos produtos, ou seja, não
levam em consideração somente o preço, mas buscam informação sobre o
custo/benefício.
O levantamento apontou ainda que 40%
dos consumidores são da região oeste, o que comprava que Chapecó é de fato um
centro de referência em compras.
O empresário do Núcleo Auro Pinto
enfatizou que os resultados, além de proporcionarem às empresas nucleadas ações
estratégicas diferenciadas, oportunizarão aos clientes das agências novas
maneiras de atrair o consumidor. “São 602 páginas de relatórios e análises de
comportamento que auxiliarão os profissionais do setor na criação de campanhas
voltadas a atender as exigências desses consumidores, que buscam qualidade,
preço e praticidade nos produtos”, disse.
Através da pesquisa, o Núcleo Oeste das
Agências de Propaganda da ACIC implantará ações para valorizar as empresas do
setor. “Com certeza, as nucleadas têm um diferencial para atender os
empresários do oeste. Já tínhamos uma relação com o mercado, mas agora
conhecemos o perfil desse consumidor”.
Postado por Matheus,
Horário: 19:47,
Data: 02/07/12.
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