Como negar crédito a
um cliente sem precisar dizer a ele, gerando uma situação constrangedora? Essa
foi uma das questões levantadas pela turma de 30 profissionais que participa de
curso, promovido esta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó
(CDL), e reeditado pela quarta vez neste ano.
Ministrado pelo
professor Jorge Luiz Caresia, que possui mais de 25 anos de experiência em
comércio e administração de empresas, o curso “Análise de Crédito” tem o objetivo de
preparar profissionais para a função de crediarista, atendendo a uma demanda do
setor. “Há inúmeras vagas abertas em Chapecó para o cargo, daí a importância da
qualificação”, comenta o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti.
O treinamento capacita
analistas de crédito, crediaristas, operadores de caixa, financeiros e gerentes
para realizarem com segurança vendas a prazo, com cheques, liberação de crédito
mediante uso de técnicas e ferramentas disponíveis no mercado. Além disso,
orienta sobre o uso correto das informações disponibilizadas pelos clientes e
as vantagens em fazer uma venda com segurança.
O diferencial desta
edição do curso é a avaliação do perfil de cada participante. Através de
dinâmicas de grupo, os profissionais podem compartilhar experiências positivas
e negativas e buscar soluções. O conteúdo prevê as atribuições do responsável
pelo crediário ou caixa de uma empresa, tipos de clientes, informações a serem
coletadas para análise, comportamentos de pessoas com má intenção, perigos do
cheque e como proceder para consultar e fazer registros no banco de dados do
SPC.
De acordo com Caresia,
cerca de 10% da população brasileira atualmente está inadimplente e o
comerciário precisa estar atento a este percentual. “A informação é
fundamental. O crediarista precisa buscá-la para analisar de forma segura e
minimizar o risco de perda, que está sempre presente. É crucial ainda ter
controle estatístico no crediário”, destaca. Lílian Marcante é responsável pelo
setor de contas de uma agência de turismo em Chapecó e está participando do
curso. “Busco informações sobre as formas de elaborar o cadastro de cliente e
análise de crédito de forma segura”, relata.
INSTRUTOR
Jorge Luiz Caresia foi
gerente executivo da CDL de Blumenau, além de presidi-la na gestão
1991/1993, e membro do Conselho Diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC)
por mais de dez anos. Foi diretor distrital da Federação Catarinense das
Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e diretor da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) na gestão 1993/1995.
Caresia foi pioneiro
na realização de eventos voltados a aumentar a segurança nos negócios a prazo,
com palestras em mais de 100 cidades catarinenses, assistidas por
aproximadamente 5.000 pessoas.
Postado por Matheus,
Horário: 22:28,
Data: 19/07/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário