Os professores da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brisola, no Bairro São Pedro, participaram de uma formação para Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade, entre os dias 11 e 15 de junho. A intenção do curso foi proporcionar aos profissionais um momento diferenciado de revisão das práticas educativas, a fim de desenvolver novas formas de aprendizagem e melhorar o ensino oferecido.
“A capacitação buscou a retomada de histórias de vida, o desenvolvimento da capacidade de análise crítica do mundo e a abertura a recriação de uma metodologia que possibilite o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes que passam pelo processo de formação”, ressaltou a palestrante, professora Antonia Márcia Araújo Guerra, da PUC/SP.
Para a Secretária Municipal de Educação Sueli Suttili, “momentos de formação são indispensáveis e de extrema importância, pois enriquecem e atualizam o nível de conhecimento dos nossos professores, configurando maior eficácia no processo ensino-aprendizagem”, disse.
AABB Comunidade
O programa Integração AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do aluno e da comunidade. São desenvolvidas atividades lúdicas abrangendo diferentes temas como: saúde, higiene, esporte e linguagens artísticas, o que possibilita a prática da cidadania e a construção de conhecimentos.
A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida em Julho de 1997, pelo núcleo de trabalhos comunitários da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade do educando, da família e da comunidade.
Este ano o Programa AABB Comunidade comemora 25 anos de atuação no Brasil e atualmente atende 406 cidades. Em Chapecó o Programa é desenvolvido há 18 anos através de uma parceria entre a Prefeitura, a Fundação Banco do Brasil e a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, atendendo aproximadamente 500 crianças e adolescentes.
Horário: 13:41,
Data: 19/06/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário